Março de 2006- Nº 01    ISSN 1982-7733
Editorial
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Tema da Hora
Entrevistado da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Decibel
HQ e Charge
Fui!
Pra lá e pra cá
Amigos no exterior
É o bicho!
Poesia
Crônica
Prof. Pardal
Participe da enquete
Em Destaque
Repórter Jovem
  Comenta
Livros, CDs e DVDs
Agenda
Cinema
Teatro
Escola
Como participar
Escolas no Nº 01
Fale conosco
Todas as edições do JJ

O Jardineiro Fiel

por Edivânia Silva

O filme O Jardineiro Fiel que conta com a excelente direção do brasileiro Fernando Meirelles, concorreu a quatro indicações para o Oscar: atriz coadjuvante (para Rachel Weisz), roteiro adaptado (Jeffrey Caine), edição (Claire Simpson) e trilha sonora (Alberto Iglesias).
Das quatro indicações ganhou a atriz Rachel Weisz.

É a história da ativista dos direitos humanos, Tessa (Rachel Weisz) que é assassinada no Quênia. Seu marido o diplomata Justin Quayle (Ralph Fiennes) decide viajar e investigar o que realmente aconteceu com sua esposa. Ele descobre que ela foi vítima da indústria farmacêutica, que usa cobaias humanas na África.

O filme tem imagens impressionantes, as cenas são a retratação perfeita de uma história que em todo momento parece real.

O foco é a exploração da pobreza e doença da população da África, que serve como uma grande fonte de lucros para as indústrias farmacêuticas.
Os doentes que estão contaminados com Tuberculose ou HIV, e não tem condições de pagar por qualquer tratamento ou medicamento, ficam sujeitos aos medicamentos supostamente doados pelas indústrias farmacêuticas, com o apoio do governo. O que na verdade são pagos com a vida de centenas de pessoas.

Uma empresa farmacêutica distribui na África, grandes quantidades do remédio Dypraxa, que na verdade ainda não está totalmente aprovado e sim em fase de testes, nos quais algumas pessoas podem até obter bons resultados, mais muitas morrem. Com isso eles testam e acertam a fórmula do remédio a partir das reações positivas ou negativas de suas cobaias e economizam anos e milhões de dólares para acertar a fórmula do remédio.

O filme começa com uma das principais cenas, que é quando Tessa, esposa do diplomata Justin Quayle, vai para aquela que seria a sua última viagem, onde foi assassinada.
Desta cena em diante o filme inverte várias vezes a ordem cronológica e passa a retratar momentos do passado que se misturam com as cenas da misteriosa morte.

Justin passa a tentar descobrir o que pode ter acontecido com sua esposa. Depois de procurar todas as pessoas que pudessem ter informações sobre qual o segredo que Tessa guardava e que a levou à morte, ele descobre que Tessa havia descoberto toda a sujeira da indústria farmacêutica e havia feito um relatório sobre os testes. O documento chegou ao conhecimento do “poderosos” que a assassinaram.

O Governo do país estava envolvido, todas as autoridades estavam do lado do crime e passaram a perseguir Justin e ameaçá-lo de morte.

Justin foi até o fim, conseguiu denunciar a empresa farmacêutica, mesmo pagando com sua própria vida.

O filme traz uma preocupação social contra a corrupção, manipulação e exploração da pobreza.
Nada que não possamos encontrar na vida real! O filme é imperdível, uma lição de coragem!

 

O “segredo” de Brokeback Mountain>>>

E o título Woody Allen vai para... >>>

Ponto Final >>>

O olhar de Capote >>>

Teatro para burguês ver >>>


 

 

CURIOSIDADES SOBRE O OSCAR

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi fundada em 11 de janeiro de 1927, quando 36 pessoas se reuniram no Ambassador Hotel, em Los Angeles, para formar a primeira organização do mundo dedicada exclusivamente a filmes.

Diz a lenda que o prêmio foi batizado de Oscar quando uma funcionária da Academia viu a estatueta e disse que ele se parecia muito com um tio dela, chamado Oscar. O apelido foi oficialmente usado a partir de 1939.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as estatuetas do Oscar foram feitas em gesso, devido à escassez de metal na época. Após o fim do conflito, os ganhadores puderam trocá-las pela versão mais nobre, em ouro.

Vale observar que o troféu representa um cavaleiro apoiado numa espada. A figura está de pé sobre um rolo de filme, que apresenta cinco degraus – cada um deles simboliza uma das cinco categorias originais da Academia (atores, diretores, produtores, técnicos e escritores).

A primeira transmissão da festa de entrega dos prêmios da Academia pela TV ocorreu em 1953.

O Brasil concorreu ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira 4 vezes: em 1962, com O Pagador de Promessas, em 1996, com O Quatrilho, em 1997, com O Que É Isso, Companheiro?, em 1998, com Central do Brasil, Cidade de Deus, muito premiado, não chegou a concorrer.

Os recordistas de Oscar: Ben-Hur, Titanic, SDA: O Retorno do Rei (11), Amor, Sublime Amor,..., E o Vento Levou (2 especiais) (10), Gigi, O último Imperador e O Paciente Inglês (9).

Walt Disney foi o homem mais premiado na história da festa: recebeu 26 estatuetas.

Titanic foi o único filme a levar os quatro oscar de “som" (trilha, canção, som e edição de som).

Os Beatles foram a primeira banda pop famosa a ganhar o Oscar de canção original. Eles receberam a estatueta em 1971 pela música Let it be do filme Deixe Estar, documentário sobre o quarteto de Liverpool.

A mais jovem atriz a receber o prêmio, no caso honorário, foi a então criança Shirley Temple. Tinha 6 anos.

O comediante Bob Hope foi o mais constante anfitrião de cerimônias Oscar. Ele apresentou a festa nada menos que 18 vezes.

As atrizes mais indicadas são Katharine Hepburn e Meryl Streep: 12 vezes. O diretor William Wyler também concorreu por uma dúzia de filmes.

A Itália é o país que mais recebeu prêmios na categoria de filme estrangeiro: foram dez, contra nove da segunda colocada ( França).

Quem comenta essas curiosidades é Edivânia Silva, 25 anos, jornalista.

Conheça o portfólio