Março de 2006- Nº 01    ISSN 1982-7733
Editorial
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Tema da Hora
Entrevistado da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Decibel
HQ e Charge
Fui!
Pra lá e pra cá
Amigos no exterior
É o bicho!
Poesia
Crônica
Prof. Pardal
Participe da enquete
Em Destaque
Repórter Jovem
  Comenta
Livros, CDs e DVDs
Agenda
Cinema
Teatro
Escola
Como participar
Escolas no Nº 01
Fale conosco
Todas as edições do JJ

O OLHO MAIS AZUL

Autor: TONI MORRISON
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS

O romance O Olho mais Azul foi escrito entre 1962 e 1965 e trata da questão do preconceito racial e da imposição de padrões ditados pela sociedade, condicionando crianças, como Pecola (protagonista) e adultos, que por sua vez tentam a todo custo enquadrarem-se nos padrões, deixando as origens e características pessoais escondidas atrás de falsas aparências, o que gera nelas sofrimento interno e psicológico.
A autora faz uma auto-biografia, retratando sua experiência de menina na protagonista Pecola, expondo os maus tratos, sofrimento e rejeição que encontrava em todos os ambientes que freqüentava. Muitas vezes a discriminação era maior por parte da própria personagem, que das pessoas de seu convívio. A garota negra não aceitava a própria cor e seu desejo era transformar-se no ícone da sociedade, uma personagem branca “como leite”, cabelos loiros cacheados e olhos azuis.
A autora deixa uma incógnita em relação à linha de pensamento a seguir para tentar identificar se o racismo parte da própria garota negra ou de uma sociedade racista. Toni Morrison, autora do livro, foi a primeira mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura, em 1993.
Uma boa opção para entendermos melhor as conseqüências do racismo.

Edivânia Silva

Dicas de Livros:
Forlaleza Digital
Dan Brown
O Olho mais Azul
Toni Morrison
Bandidos e Mocinhas
Nelson Motta
Dicas de Cds e Dvds:
Conheça o portfólio