Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
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Aeromodelo de vôo livre


Rafael Pichek

Rafael Torquato da Rocha (Orientador)

Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski e Clube De Ciências Augusto Ruschi – CCAR

Araucária - PR

“Gostaria de ganhar um prêmio”, exclama Rafael. Porém, esse não é só o pensamento de Rafael, mas da maioria dos jovens expositores. É a segunda vez que ele participa e já foi premiado no ano passado. Rafael trás no seu Diário de Bordo passo a passo do projeto. Equipe JJ

 

Rafael em seu estande na FEBRACE 2008. Foto: Daniela Rigotto

O aeromodelismo evoluiu muito. Primeiro foram os modelos movidos a elástico, em que os praticantes tinham que jogar os aviões e sair correndo atrás deles. Muito tempo depois, vieram os aviões já motorizados que eram controlados por cabo. O avião possuía um motor que não tinha como acelerar, ficava todo acelerado até o combustível acabar e eram necessários dois praticantes: um que ficava no centro de um círculo segurando a ponta do cabo e um outro que soltava o avião. Logo depois, surgiu o rádio controle e, no mundo, foi destinado uma freqüência exclusiva para os aeromodelos: 72 MHZ. Atualmente o mundo vive a febre do aeromodelismo elétrico que, por não fazer uso de combustível, é mais prático e capaz de executar as mesmas manobras dos aviões com motores a combustão.

O projeto visa conhecer o aeromodelismo, sua história, tipos de aeromodelos, categorias, classes e toda a ciência abarcada neles. Também demonstra que podemos aproveitar a energia gerada pelo elástico para impulsionar um aeromodelo de vôo livre, além de termos um experimento que nos possibilita estudar outros conceitos de Física.

Após pesquisar em revistas e internet, o material obtido foi avaliado e o modelo escolhido foi o squirrel, que é um Aeromodelo de Vôo Livre (AVL). A estrutura do aeromodelo (asa, corpo, leme) foi feita de madeira balsa.

Foi usado papel de seda para cobrir a asa e o leme. A hélice foi feita de folha de alumínio com 150 mm. Um elástico, que serve para propulsão, foi preso na cauda do aeromodelo e conectado ao eixo da hélice. Quando enrolamos o elástico, guardamos energia potencial elástica sendo que, quando esta é liberada é convertida em energia cinética e, posteriormente, é convertida em energia mecânica, girando a hélice e impulsionando o aeromodelo para frente.

Com o aeromodelo pronto e voando, analisei diversos conceitos de Física que estão presentes no experimento, o que faz do aeromodelo construído um instrumento eficiente para a demonstração da Física na prática.

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