Setembro de 2008 - Nº 11     ISSN 1982-7733
exposicao16.php
exposicoes.col03.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cordel
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Bullying
Open section
Interchange
Contact us
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
 

"Sejima+Nishizawa/Sanaa: Flexibilidade, Transparência, Amplitude" no Instituto Tomie Othake - SP

 

O Instituto Tomie Ohtake traz para o Brasil dois expoentes da arquitetura contemporânea japonesa, Kazuyo Sejima (1956, Ibaraki, Japão) e Ryue Nishizawa (1966, Kanagawa, Japão). Com curadoria da crítica e diretora do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, Yuko Hasegawa, a mostra reúne cerca de 40 projetos, apresentados em 22 maquetes, desenhos, fotos, vídeos e peças de design. Até 28 de setembro de 2008.

 

Sanaa. Museu de Kanazawa. Foto: Divulgação

Os arquitetos, que se conheceram no escritório do então já renomado Toyo Ito, formaram,  mais tarde, um sistema interessante de parceria. Em Tóquio, mantêm duas equipes em  um mesmo edifício, que operam os projetos individuais de cada um e que se comunicam nos projetos realizados pela dupla, com a assinatura SANAA (desde 1995).

 Sanaa. Museu de Kanazawa. Foto: Divulgação 

 

A iniciativa de trabalhar em conjunto (SANAA) ampliou a possibilidade de participação dos arquitetos em concursos internacionais e foi assim que conquistaram o Leão de Ouro na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em 2004, pelos projetos do Museu do Século 21 de Arte Contemporânea de Kanazawa, Ishikawa, Japão (1999 - inaugurado em 2004), e ampliação do IVAM – Instituto Valenciano de Arte Moderna, Valência,  Espanha (2002 -), com a adição de 10.000 m2 e uma gigante cobertura em tela de aço perfurada branca que, como uma pele, envolverá todo bloco do museu que toma o quarteirão. Esse projeto, que deverá produzir uma atmosfera onírica na paisagem urbana da cidade, reafirma a poética marcante da arquitetura SANAA.

 

“A obra de Sejima e Nishizawa, ao criar um espaço intermediário entre a área interna e a natureza ao redor, por meio de curvas e muita transparência, instaura um novo princípio na arquitetura contemporânea, a serenidade, a delicadeza. A obra quase se desmaterializa”, explica Ricardo Ohtake, arquiteto e diretor do Instituto Tomie Ohtake.

 

Na exposição, que reúne trabalhos individuais de cada um e também da dupla, entre as 22 preciosas maquetes, há uma, de grande extensão (10 x 7 metros), feita no Brasil por estudantes da FAU-USP, sob a coordenação da professora Leninha Ayoub. Trata-se de um projeto do SANAA, também primeiro prêmio em concurso internacional, o Learning Center EPFL – Escola a Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça (2005 -), disputado entre vigorosos concorrentes, como Jean Nouvel, Zaha Hadid, Herzog & de Meuron.

   Sanaa. New Museum em Nova York. Foto: Divulgação 

Outros destaques entre as maquetes estão também outros vencedores de concurso com assinatura SANAA, como o recém-construído New Museum, em Nova York (2003 – inaugurado em 2008), e o novo Louvre, em Lens, na França (2005), com inauguração prevista para 2010, além de projetos como o Pavilhão de Vidro do Toledo Museum of Art, em Ohio, EUA (2001 – inaugurado em 2006), Zollverein School of Management and Design, em Essen, Alemanha (2003 – inaugurado em 2006), entre outros. 

  Sanaa. Escola Politécnica Federal de Lausanne na Suíça. Foto: Divulgação 

“O processo do SANAA preocupa-se em garantir a manutenção de estilos de vida individuais, ao mesmo tempo em que seus espaços constroem um campo de consciência coletiva”, afirma a curadora Yuko Hasegawa. Além dos 37 projetos de arquitetura que serão exibidos, também por meio de desenhos, fotos e vídeos, a exposição traz mobiliário, como as cadeiras Marumaru (2000), Flower (2001) e Rabbit (2005), além de aparelhos de chá e café, pratos e talheres desenvolvidos para a marca italiana Alessi.

 

 

Sejima + Nishizawa / Sanaa: Flexibilidade, Transparência, Amplitude

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP  Fone: 11.2245-1900

Até 28 de setembro de 2008, de terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

 

Envie esta notícia para um amigo

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.