Setembro de 2008 - Nº 11     ISSN 1982-7733
teatro03.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cordel
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Bullying
Open section
Interchange
Contact us
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
 
"A Megera Domada" comédia de costumes de Shakespeare no Teatro Sérgio Cardoso -SP
Direção:Cacá Rosset

Uma das principais companhias de teatro do Brasil, Teatro do Ornitorrinco, com Cacá Rosset e Christiane Tricerri, comemora 30 anos de carreira com montagem  A Megera Domada de Shakespeare, e livro autobiográfico. Até 31 de agosto.

 


Foto Divulgação

Ornitorrinco é um mamífero com uma ampla complexidade biológica, com diferenças singulares dentro do reino animal. Isso explica por que motivos o inquietante diretor Cacá Rosset o escolheu, há 30 anos, como símbolo para expressar sua arte, batizando uma das mais importantes companhias teatrais brasileiras com o nome de... Ornitorrinco.

“Mamífero Balzaquiano”

Uma das principais companhias de teatro do Brasil, Teatro do Ornitorrinco, com Cacá Rosset e Christiane Tricerri, comemora 30 anos de carreira com montagem 

A Megera Domada de Shakespeare, e livro autobiográfico.

A “trupe” Teatro de Ornitorrinco que completa três décadas de estrada, comemora a “idade balzaquiana”, com montagem do clássico “A Megera Domada”, de William Shakespeare.

A peça é uma comédia de costumes repleta de movimento que retrata a história da indomável Catarina (Christiane Tricerri) e de Petruchio (Cacá Rosset).  Catarina é uma mulher bela, irascível, de língua ferina e que não admite ser subjugada. Por isso, afasta todos os interessados em namorá-la. Entretanto, a doce irmã Bianca (Maureen Miranda), só poderá casar-se depois de Catarina. Como só um louco conseguiria domar essa megera, entra em cena Petruchio, homem tão temperamental quanto sua amada destemida.

Neste impagável duelo de forças, Shakespeare oferece uma história, na qual todos fazem tudo por amor: mentem, trapaceiam, dominam e são dominados. Com humor singular, o Ornitorrinco coloca no centro do palco temas, ainda provocantes e que convidam o público a refletir sobre as relações humanas.

Além disso, o grupo estende as comemorações com o lançamento de um livro autobiográfico, impresso pela Imprensa Oficial, com texto do jornalista Guy Corrêa, design do artista gráfico Victor Nosek, o mesmo do livro de Lina Bo Bardi, e coordenação editorial de Christiane Tricerri.

Com humor singular, o Ornitorrinco coloca no centro do palco temas, ainda provocantes e que convidam o público a refletir sobre as relações humanas. Não é nem o teatrão, o da superprodução, com atores comerciais, nem o alternativo de gueto, que se restringe ao seu público segmentado. “O Ornitorrinco é apenas e somente Ornitorrinco... há 30 anos, alguns meses e uns dias”.

 “A Megera Domada”, de William Shakespeare

Até 31 de agosto de 2008

Realização: Teatro do Ornitorrinco

Concepção e Direção: Cacá Rosset

Elenco:  Cacá Rosset, Christiane Tricerri, Rubens Caribé, Maureen Miranda, Eduardo Silva,  e atores do Teatro do Ornitorrinco

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Sérgio Cardoso

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo - Capital

Horário: sextas - 21h30, sábados - 21h, domingos às 19h00

Número de Lugares: 856

Duração: 100 minutos

Faixa Etária: Livre

Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Horário da bilheteria: de quarta a domingo das 15h00 às 19h00

Tel. Bilheteria: 11 3288-0136

 

Veja também...

- Jogando no Quintal

- A Brava
Direção:Flávio Resende

- Fernando em Pessoas
Direção:Fernando Silveira

- A Megera Domada
Direção:Cacá Rosset

- O Poeta e as Andorinhas
Direção:Paulo Ribeiro

- Terça Insana
Direção:Grace Gianoukas

 

 

 

 

 

teatro_col03.php
VOCÊ SABIA?

Quem foi William Shakespeare?

Famoso por ter escrito Romeu e Julieta, Willian Shakespeare foi um dramaturgo e poeta conhecido no mundo inteiro. É considerado o maior dramaturgo da Literatura Inglesa e responsável por 38 peças, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. As suas obras permanecem vivas até a atualidade, porém quando o assunto é a vida de Shakespeare pouco se sabe. Nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith Quiney.

Entre os anos 1585 e 1592, William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, dramaturgo e proprietário da companhia de teatro Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida como King's Men. Existem alguns boatos que dizem que ele reformou a Stratford em torno de 1613, e morreu três anos depois.

Muitas especulações existem ao redor do renomado dramaturgo inglês. Desde sua sexualidade, suas convicções religiosas e sobre a autoria de suas peças. Alguns pesquisadores e historiadores acreditam que ele pode nunca ter existido e que suas obras podem ter sido escritas por outras pessoas.

A maioria das informações que se fazem acerca de William Shakespeare são meras especulações derivadas de estudos, leituras, interpretações, pontos de vistas, hipóteses, lógicas. A única coisa que se tem certeza absoluta é que as peças atribuídas a Shakespeare marcaram praticamente todos os séculos seguintes, começando pelo tempo em que viveu.

 

Juliana Aguiar, aluna do curso de jornalismo na FIAM, São Paulo -  capital

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.