Setembro de 2008 - Nº 11     ISSN 1982-7733
tema02.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cordel
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Bullying
Open section
Interchange
Contact us
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
 
Vibração verdadeira

Thais Buck Giorgi

17 anos, 3ª série do Ensino Médio

Colégio Agostiniano São José

São Paulo - SP

Desde sempre, o Brasil é considerado uma nação que vibra diante de grandes acontecimentos ou de qualquer novidade que possa fornecer algum benefício ao país e ao povo brasileiro. Porém viver à espera de um progresso momentâneo, certamente, não é a expectativa da população, a qual muitas vezes acaba se acomodando com esse sistema.

Tomemos por base o ano de 1808, quando a corte portuguesa veio para o Brasil, trazendo uma nova dimensão de sociedade e economia a qual o Brasil desconhecia. Ao instalar a imprensa Régia, as indústrias, o Jardim Botânico e o Banco do Brasil, D. João estava pensando primeiro no conforto de sua família e depois na satisfação do povo.

Entretanto essa população que, por sua vez, tinha uma existência precária, aderiu rapidamente às mudanças e aos costumes portugueses, achando inocentemente que todos os seus problemas estariam resolvidos e que ser brasileiro era motivo de orgulho e patriotismo. Porém, no primeiro sinal de instabilidade, as máscaras caem e todo o prestígio desaparece.

Agora, mais no final do século XX e começo do XXI, não mudou muito. Os grandes acontecimentos, como jogos pan-americanos, copas do mundo e milagres econômicos continuam trazendo surtos de patriotismo e progresso, porém a impressão que fica é de que tudo isso é passageiro.

Por esses motivos é que não se deve esperar o próximo evento ou a próxima comemoração para sentir orgulho da pátria, a qual, não há dúvida, é mesmo amada. Talvez com um desenvolvimento sólido e constante, a vibração brasileira passe a ser mais verdadeira e, quem sabe, eterna.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

   

BULLYING: UM ASSUNTO PROVOCANTE
Colégio Santo Agostinho São José-São Paulo-SP

Vibração Verdadeira

Thais Buck Giorgi

3°ano EM

Pátria que nos pariu

Gabriel Ferreira de Santis

3°ano EM

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.