Setembro de 2008 - Nº 11     ISSN 1982-7733
tema03.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cordel
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Bullying
Open section
Interchange
Contact us
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
 
Pátria que nos pariu

Gabriel Ferreira de Santis

16 anos, 3ª série do Ensino Médio

Colégio Agostiniano São José

São Paulo - SP

       

           

Duzentos anos atrás, terminava uma “gravidez” de Portugal que durava pouco mais de três séculos. Começava realmente a nascer o Brasil, pátria de belezas incontáveis e de povo tão festeiro, de quem é mãe gentil. Depois deste grande acontecimento, a vinda da corte Portuguesa para a sua colônia, muitos eventos ocorreram e ajudaram a desenvolver esse recém-nascido, mas é certo que esses eventos não são a solução para os problemas desse país.

Tais acontecimentos deveriam ser considerados apenas como o pontapé inicial, por trazerem benfeitorias como a Biblioteca Nacional, a Abertura dos Portos e o embelezamento do Rio de Janeiro,  promovidos por Dom João. Os passos seguintes seriam dados pelos próprios brasileiros. Infelizmente, porém, em vez de desenvolver uma indústria forte que traria vantagem para todos, a elite local resolveu custear a estada da corte no país e preferiu ser uma mera “fazenda” inglesa, exportando produtos agrícolas.

Infelizmente, os interesses da elite perduram como prioridade até hoje. Em grandes eventos esportivos, como o Pan do Rio, políticos e organizadores fizeram a “festa” com as obras superfaturadas, enquanto um falso sentimento de patriotismo tomava conta da população. Conquistas esportivas e melhorias para o turismo ficam, mas a sensação de impunidade é maior que ambas juntas.

Essas vergonhas deveriam ser tomadas como lição, para que, em eventos futuros como a Copa do Mundo de 2014, elas não ocorressem. Todavia esta é apenas uma face do problema, a sociedade brasileira também deveria se dar conta de que o desenvolvimento é um processo contínuo e ininterrupto e não esporádico e ao acaso.

A formação e o crescimento do Brasil, entretanto, deram-se sempre em cima destas ocasiões e não da forma como ocorre nos países de primeiro mundo. Na terra do samba e do carnaval, os mais ricos aproveitam para ganhar mais dinheiro e os mais pobres se esquecem por um momento das tristezas que os afligem e festejam uma falsa alegria. Enquanto isso, o Brasil tenta mudar seu estado estagnado, um quase pleonasmo que faz muito sentido nessa pátria que nos pariu.

 

Envie esta notícia para um amigo

   

BULLYING: UM ASSUNTO PROVOCANTE
Colégio Santo Agostinho São José-São Paulo-SP

Vibração Verdadeira

Thais Buck Giorgi

3°ano EM

Pátria que nos pariu

Gabriel Ferreira de Santis

3°ano EM

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.