Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp02_madeiras
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Identificando madeiras


Você participou?

 

Oficina de Identificação de Madeiras reúne crianças na “USP na Semana de Ciência e Tecnologia 2008

 

Falar de desmatamento está na boca dos brasileiros nos últimos tempos, desde que foi anunciado que em 2008 no Brasil foi batido o recorde de desmatamento da Floresta Amazônica. Pois é, com o objetivo de conscientizar desde cedo crianças e jovens sobre a importância de nossas florestas, a “USP na Semana de Ciência e Tecnologia 2008” ofereceu dentro de sua programação a Oficina de Identificação de Madeiras.

Imagine duas dúzias de crianças com pequenas lupas observando vários pedaços de madeira. Era essa a imagem com que se deparavam os visitantes que entravam na tenda onde acontecia a oficina, coordenada por Raphael Pigozzo, membro do Laboratório de Madeiras e Produtos Derivados do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Por exemplo, você já se perguntou por que existem aqueles círculos no caule de árvore quando ela é cortada transversalmente? Sabia que você consegue descobrir a idade da árvore ao contar o número de círculos que ela possui?

 

Em climas temperados, durante todo o inverno, as árvores diminuem seu ritmo de transporte de água em seu caule, ou seja, a árvore pára de crescer (fenômeno chamado de lenho de outono). Ela só volta a seu ritmo normal no verão seguinte, provocando essas marcas em formato de círculo. Se você contar quantas destas marcas a árvore possui descobrirá a idade da planta.

 

A oficina ainda ensinou as crianças e jovens a identificar as madeiras por meio dos planos de orientação da madeira. Sim, se olharmos bem de perto, cada madeira possui seus veios, que podem sem: transversal, longitudinal radial e longitudinal tangencial.

Além disso, o monitor do stand, Raphael Pigozzo, alerta para o risco em relação às madeiras que sofreram muita exploração e que agora estão sendo substituídas por madeiras alternativas. “A cerejeira, por sua cor e densidade foi muito usada para fazer móvel. Já a aroeira e a peroba rosa eram usadas para construir telhados e postes de luz. Hoje já se usa bastante o cedrinho, e a madeira dos postes foi substituída pelo eucalipto”, afirma Raphael.

Se você passou por lá, viu todo mundo quietinho prestando atenção nas atividades propostas pela oficina, preste atenção você também, e fique esperto para as madeiras exploradas em excesso. Com a ajuda de todos, as nossas florestas continuarão em pé por muito tempo!

 

Susan Togashi

Veja o vídeo >>>

 

Envie esta notícia para um amigo

 

OFICINAS

Semana C&T

USP

Vídeo- Oficinas

Confira!

Como fazer sabão?

USP Recicla

Oficina de pipamodelismo

Ken Yamazatto, 1º engenheiro de pipas

Oficina de origami

Aliança cultural Brasil-Japão

Harmonia com a natureza em arranjos florais

Associação de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.