Abril de 2009 - Nº 14   ISSN 1982-7733  
jovem69.php
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
50tões da Música
Madonna
Michael Jackson
Prince
Roberto Carlos
Bossa Nova
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The Theme: Music
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

"Estação Natureza" mostra a diversidade e as riquezas do Brasil - Estação Ciência/SP

A exposição fica dentro de vagões de trem estilizados que ocupam 100 metros de trilhos. Em um deles, por exemplo, é possível sentir o cheiro das florestas da Amazônia. Uma nova opção de lazer, cultura e educação que deve atrair pessoas de todas as idades.

Foto: Divulgação

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Estação Ciência da USP, traz para São Paulo a Estação Natureza que mostra as belezas naturais do Brasil de forma lúdica e interativa. Esta é a terceira edição criada pela Fundação O Boticário. A primeira foi inaugurada em Curitiba (PR), e depois em Corumbá (MS). 

"O objetivo é sensibilizar a população, chamando a atenção para a importância da conservação da natureza brasileira, de uma forma educativa e motivadora”, diz Malu Nunes, diretora executiva da Fundação O Boticário. 

A exposição, que será permanente e ocupa espaço na plataforma de entrada da Estação Ciência, no bairro da Lapa, foi instalada em cinco vagões de trem, distribuídos em 100 metros de trilhos, em uma área  total de 240 m2. Em cada um deles, as informações sobre as paisagens brasileiras são apresentadas de forma lúdica e educativa, proporcionando ao visitante a vivência da realidade de cada lugar por meio dos sentidos, incluindo simulação de temperatura, cheiros, projeções de imagens, modelos de animais e plantas e painéis fotográficos. 

“É um orgulho para nós difundir as belezas naturais e ter a oportunidade de sugerir soluções para deixar o mundo mais belo, por meio da conservação da natureza”, reforça Miguel Krigsner, presidente do Conselho de Administração do Boticário. 

Embarque nessa viagem 

Durante o trajeto pelos cinco vagões, monitores acompanharão os visitantes pelos ambientes fornecendo informações complementares ao que estiver sendo vivenciado. No primeiro vagão, uma projeção audiovisual introduz conceitos importantes sobre o que será visto durante o passeio. As belezas dos Ecossistemas Costeiros e da Amazônia serão conhecidas no vagão 2. Continuando a aventura, no terceiro vagão, é possível conhecer as peculiaridades de animais e plantas do Pantanal e do Cerrado, como por exemplo, o tuiuiú, uma das maiores aves da América do Sul, símbolo do Pantanal. No vagão 4, o “passageiro” da Estação Natureza se surpreenderá com o ambiente seco da Caatinga e com uma fragrância marcante, similar a que pode ser sentida na Floresta Atlântica. 

No quinto vagão, além de conhecer um pouco mais sobre a Floresta com Araucária e o Pampa, os visitantes receberão dicas para contribuir com a proteção da natureza. Estas dicas poderão ser ouvidas em frases narradas por pessoas de diversas regiões do Brasil. Além disso, o visitante irá se deparar com sua imagem em espelhos, juntamente com as dicas, para uma reflexão sobre atitudes ambientalmente responsáveis. 

Estação Natureza  São Paulo

Inauguração: 10/02/2009 – exposição permanente
Local: Estação Ciência – Rua Guaicurus, 1394, Lapa  – próximo ao Shopping da Lapa e Mercado Municipal da Lapa.
Horário de funcionamento: 3ª a 6ª feira, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h Observações importantes:  Fechamento do portão para ingresso: 17h30
- A Estação Ciência fecha nos feriados que caem às segundas-feiras
Ingressos:  R$ 2,00 Isentos: menores de 6 anos, maiores de 60 anos, portadores de necessidades especiais com um acompanhante, professores, comunidade USP. Entrada gratuita para todos: primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês. 



Envie esta notícia para um amigo

 

CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.