Abril de 2009 - Nº 14   ISSN 1982-7733  
jovem75.php
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
50tões da Música
Madonna
Michael Jackson
Prince
Roberto Carlos
Bossa Nova
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The Theme: Music
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

FEBRACE 7 - Feira Brasileira de Ciência e Engenharia aconteceu em março na USP

Maior feira brasileira de ciências e engenharia aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de março. Promovida pela Escola Politécnica, a exposição contou com 282 trabalhos finalistas de alunos do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País.

FEBRACE 2008. Foto: Jornal Jovem

 

Entre os dias 17 e 19 de março foi realizada no campus da USP, em São Paulo, a 7ª edição da FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) o evento tem como objetivo estimular a cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo na educação básica brasileira. Foram expostos 282 projetos finalistas selecionados dentre mais de 1 mil desenvolvidos por alunos da 8.ª série do ensino fundamental e do ensino médio e técnico, de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

 

A feira foi realizada em uma tenda de 2.200 m2 instalada no bolsão da Escola Politécnica e recebeu cerca de 12 mil visitantes. “Foram apresentados trabalhos das áreas de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas, que se destacaram por sua criatividade, rigor científico e inovação”, afirma a coordenadora geral da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes, professora doutora do Departamento de Sistemas Eletrônicos da EPUSP e diretora da Estação Ciência da USP.

 

Durante os três dias do evento, cerca de 300 avaliadores – professores da USP, de universidades parceiras e profissionais voluntários – selecionaram os melhores projetos, nas sete categorias, que foram premiados em uma cerimônia, realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, em São Paulo. Na ocasião, os autores dos melhores projetos ganharam medalhas, certificados, estágios, entre outros prêmios. Os trabalhos que mais se destacaram na FEBRACE também se qualificarão para participar da Intel-ISEF - International Science and Engineering Fair, a maior competição internacional de estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos Estados Unidos, com representantes de cerca de 50 países. No ano passado, dos nove projetos selecionados na FEBRACE, três foram premiados na Intel-ISEF. Confira a cobertura da FEBRACE 2008 realizada pela Jornal Jovem edição nº10.

 

Rede de estímulo

A FEBRACE, na verdade, é mais do que uma feira. É uma ação contínua, que visa estimular a criatividade, a reflexão e o raciocínio crítico dos estudantes que ainda não chegaram ao ensino superior. “A idéia é despertar neles o interesse pelo desenvolvimento de projetos investigativos em ciências, mostrando que, independentemente do nível de escolaridade e da classe social, eles têm capacidade de realizar inovações incrementais para solucionar um problema concreto”, explica a professora Roseli.

 

Mercosul

Nesta edição, a FEBRACE também abrigará a III Mostra Juvenil de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL, numa parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Serão apresentados 22 projetos científicos e tecnológicos de estudantes do ensino médio selecionados em feiras de ciências de quatro países membros (Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela) e da Colômbia – país associado. Mas, diferentemente da FEBRACE, essa mostra não será competitiva. “A Mostra integra as ações do Comitê Gestor de Popularização da Ciência do MERCOSUL, da Rede Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), entre as quais o intercâmbio de experiências entre os países do Mercosul é um fator importante para a difusão dos valores da Ciência e da Tecnologia e, consequentemente, para ajudar a promover a inserção social e maior integração do Bloco”, explica Adriana Anunciatto Depieri, coordenadora da Mostra e diretora substituta do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia (DEPDI) da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) do MCT.

 

A 7ª edição da FEBRACE contou com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Intel do Brasil, Petrobras, Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de São Paulo, do Instituto Votorantim, Bradesco, Instituto Solvi, Rede Globo, entre outras instituições públicas e privadas alinhadas com a filosofia do evento. Mais informações no site da FEBRACE. 

 

Envie esta notícia para um amigo

CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.