Agosto de 2009 - Nº 15   ISSN 1982-7733  
jovem89.php
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Espelho, espelho meu
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
PUC / SP

Jovens expõem xilogravuras no Estúdio Buck - SP

Jovens que integram o grupo XILOCEASA expõem obras no Estúdio Buck. O grupo de xilogravura é formado por 17 meninos e meninas, com idades entre 12 e 18 anos, que vivem em duas favelas e um conjunto habitacional no entorno do CEAGESP. De 16 de junho a 31 de julho.

  Foto: Divulgação

O XILOCEASA é um grupo formado por 17 adolescentes, moradores da Favela da Linha, Favela do Nove e do conjunto habitacional Cingapura localizados nos arredores do CEAGESP. Há mais de cinco anos, eles frequentam o curso de xilogravura do Ateliê Acaia, instituição dirigida pela artista plástica Elisa Bracher que oferece cursos educativos e profissionalizantes para mais de 320 crianças, jovens e adultos destas três comunidades.  A seleção dos 50 trabalhos ficou por conta do artista plástico Paulo Monteiro, que reuniu 56 xilogravuras, seis delas em grande formato.

 

Orientados pelos artistas Fabrício Lopez e Flávio Castellan, o grupo desenvolve produções individuais e coletivas, explorando formatos diversos e aplicações da gravura em espaços públicos, galerias e centros culturais. Desde 2005, o XILOCEASA participa de exposições, viradas culturais e oficinas no Brasil e exterior. Em 2007, alunos e professores viajaram para Londres com a missão de ensinar xilogravura a estudantes da Queens Park Community School (veja o vídeo da experiência dos alunos do Ateliê Acaia na Inglaterra: www.media-ink.tv/video/Brazil.wmv).

 

Os integrantes do grupo também utilizam a tipografia como instrumento de comunicação com a comunidade, criando cartazes para reuniões de moradores, a organização da coleta de lixo nas favelas, entre outras ações. Parte do grupo vem atuando como monitores e assistentes em ateliês e fazem ilustrações de livros de importantes editoras. São meninos e meninas que encontraram na madeira sua máxima forma de expressão e enxergaram na xilogravura uma oportunidade de vida.

 

O XILOCEASA é formado por: Adriele Oliveira, Cintia Coelho, Daniele Araújo, Danilo Juliano, Denis Araújo, Francihélio Aparecido, Igor dos Santos, Ismael dos Santos, Jackson Pereira, Marinara Jales, Michael Santos, Moisés Edgar, Paula de Souza, Taís Lúcia, Thiago Lincoln, Vitor Valentino e Wesley Ferreira.

 

  

  Alunos do XILOCEASA nas aulas de xilogravura do Ateliê Acaia

 

Exposição XILOCEASA

Local: Estúdio Buck Escritório de Arte

Endereço: R. Lopes Amaral, 123, Vila Olímpia

Tels.: 3846-4028 e 3044-4575

Abertura: 16 de junho, terça-feira, às 19h – Visitação: até 31 de julho de 2009

Horário: segunda a sexta, das 11h às 19h/ sábado, das 11h às 14h

Entrada Gratuita

 

Envie esta notícia para um amigo

 

 
CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.