Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
exposicao34.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

"Vazão da Margem" na Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta exposição com 42 painéis de graffiti, um trabalho coletivo que envolveu crianças, adolescentes e adultos sob a coordenação do gupo Imargem, formado por Jonato, Enivo, Mauro e OBranco, durante a quinta edição da Virada Cultural. Os trabalhos estão instalados na fachada lateral da Pinacoteca, com vista para o Parque da Luz, e propõem um diálogo com a arquitetura clássica do prédio. Em cartaz até novembro 2009.

 

Foto: Divulgação.

As janelas “cegas” laterais do museu, voltadas a Jardim da Luz, receberam os painéis que exibem figuras e formas abstratas com cores vibrantes, fazendo uma grande contraposição às paredes de tijolos aparentes que caracterizam o edifício.

Foto: Divulgação.

A realização dos painéis obedeceu a uma sequência planejada, que teve início com o preenchimento, pelos artistas, do fundo em degradê cromático, para que, em seguida, crianças, jovens e adultos participassem da criação desenvolvendo o tema escolhido. Durante a finalização do processo os artistas também produziram novos painéis e, em alguns casos, introduziram novos elementos (atropelo) nos trabalhos feitos pelos participantes da oficina.

 

O material utilizado durante as atividades: rolos, canetas, máscaras de stencyl, sprays e balões cheios de tinta, também contribuiu para que todos experimentassem as técnicas próprias do graffiti. Os trabalhos ficarão expostos por, pelo menos seis meses e proporcionam, aos visitantes, uma nova visão de um dos museus mais antigos da cidade de São Paulo.

 

Sobre o grupo

O projeto é uma forma encontrada por jovens artistas da região para organizar e executar uma intervenção política e cultural, consistente e duradoura num dos bairros mais pobres da cidade  de São Paulo, o Grajaú. A centralidade da concepção-ação do projeto está na apropriação do espaço púbico. A tradução dos desejos anunciados se dá por meio da articulação multidisciplinar de três eixos de intervenção: arte, meio ambiente e convivência.

Durantes os meses de janeiro a abril são realizadas oficinas de trabalho onde é ensinado a construção de objetos a partir de materiais descartados nas ruas dos bairros e nas margens da represa Billingns. Essas ações foram organizadas e produzidas por um grupo de 14 artistas da comunidade, os agentes marginais, convidados pelo também artista Mauro Sergio Neri, para pensar e por em pratica diversas intervenções.

 

A idéia de trazer para o projeto os artistas locais está ancorada no respeito à cultura da região e com o objetivo de propor a construção e divulgação de uma estética de arte autêntica, que dialogue e se identifique com o espaço e com os que nele vivem. Além das oficinas, também são produzidos graffitis. 

Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2 – 11 3324 1000

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h | R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados.

Envie esta notícia para um amigo

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.