Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
exposicao45.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Arte Colombiana - 1948 a 1965" no SESI/SP

Um acervo de 148 peças – pinturas, esculturas, gravuras e material referencial (revistas culturais e filmes de época) – produzidas entre 1948 e 1965 estará exposto, gratuitamente, na Galeria de Arte do SESI. Resultado de parceria entre o Museo Nacional de Colômbia, a Asociación de Amigos del Museo Nacional e o SESI-SP, a mostra Arte Colombiana – 1948 a 1965 reúne importantes obras de acervos particulares de colecionadores colombianos. Até 25 de janeiro.

O acervo inédito, composto por produções de 47 artistas, conta com renomados colombianos com intensa e influente produção no período. Os destaques ficam para obras de Fernando Botero, Alejandro Obregón e Edgar Negret, que raramente ou nunca foram vistas fora daquele país.

Foto: Divulgação

   

A mostra, que tem curadoria dos pesquisadores colombianos Julián Serna, Nicolás Gómez e Felipe González, está disposta em cinco eixos temáticos a partir dos quais os artistas formularam diversas abordagens de um entorno comum. Na primeira instância, a partir do geográfico: é onde são assimilados os componentes que conformam a paisagem natural e urbana circundante. Depois, a partir do objetual: a função e disposição dos objetos dão conta das dinâmicas do cotidiano de um contexto específico. Uma terceira plataforma, a partir do antropológico: os artistas fixaram o olhar sobre aspectos relativos ao corpo, ao comportamento e aos costumes. Em quarto lugar, a partir do político: conformaram-se códigos iconográficos que, além de comunicar o itinerário de um clima político agitado, davam testemunho da experiência vivida diante desta conjuntura. Finalmente, a partir do místico: o interesse dos artistas da época articulou-se pelas alegorias e expressões simbólicas e materiais provenientes de práticas religiosas.

Foto: Divulgação

Para a curadoria, a exposição revela um relevante panorama das diversas propostas artísticas desenvolvidas na Colômbia durante os anos de 1948-1965, marcante período das artes plásticas daquele país. “Trata-se do percurso de um território. Significa passar novamente em revista a história de sua produção plástica. É apreciar a mudança na sensibilidade de um povo”.
 
Exposição: Arte Colombiana – 1948 a 1965
Local: Galeria de Arte do SESI - Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Datas e horários: de 20 de outubro até 25 de janeiro - às segundas-feiras, das 11h às 20h, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h.
Informações:  (11) 3146-7405,  3146-7405 / 3146-7406
Agendamento de grupos: de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 13h e das 14 às 17h, pelo telefone 3146-7396 / falar com Leni
Entrada franca
Recomendação: Livre
SESI-SP e SENAI-SP / FIESP   www.sesisp.org.br e www.sp.senai.br

 

 

   

Envie esta notícia para um amigo

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.