Junho de 2006- Nº 02    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Mundo afora
Convidados da hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
É o bicho!
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Exceção
Participe da enquete
Edição Anterior
Escola
Como participar
Escolas no Nº 02
Carta ao Presidente

Daniela Takehissa Aguado
17 anos, Programa Menor Aprendiz Senac/SP
São Paulo- capital

Excelentíssimo Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva,

Venho por meio desta carta expressar a voz da população jovem no país. Mostrar que nós jovens estamos cientes e preocupados com os problemas que o Brasil vem enfrentando; afinal, somos o futuro dessa geração, e não gostaríamos de ver nossos filhos em uma situação cada vez pior.

Por que o Brasil, um país de riquezas naturais, que tem quase todas as possibilidades de se tornar um país desenvolvido não consegue progredir?

A situação da saúde, por exemplo. O que está acontecendo com os postos de saúde? Faltam medicamentos e médicos, as pessoas ficam horas há espera de um atendimento, há pessoas que falecem porque não conseguiram um atendimento, um medicamento ou uma internação. O que está acontecendo com a nossa saúde? Gostaria de saber para onde está indo o dinheiro do CPMF, o dinheiro que é retirado de nossas contas bancárias. O dinheiro que seria utilizado na saúde do país, mas infelizmente não está sendo utilizado. Pois esse dinheiro seria mais que o suficiente para tornar a saúde do país uma das melhores do mundo. Mas não entendo e gostaria de entender o que está acontecendo.

Se nosso país é um dos que possui mais impostos no mundo, por que a situação do Brasil está cada vez pior? Não deveríamos estar progredindo? Já não deveríamos ser um país desenvolvido?

Há muita coisa ainda para ser mudada. Precisamos acabar com a desigualdade social, a violência, o analfabetismo, a mortalidade infantil.

Eu, como cidadã, fico indignada em presenciar tudo isso. E peço como cidadã e patriota a vossa colaboração, pois o povo brasileiro confia no senhor presidente, e colocaram toda a esperança de um futuro melhor em vossa mão.

Luto por um país mais justo, mais digno para o povo brasileiro, sempre pensando no amanhã. Pois quero que meus filhos vivam em um lugar melhor.

E espero um posicionamento de vossa excelência, pois realmente gostaria de entender o por que dessa situação tão triste que o Brasil enfrenta.

Obrigada.

Daniela Takehissa Aguado, 17 anos, paulistana.
Menor Aprendiz SENAC SP

Programa Menor Aprendiz – Lei da Aprendizagem nº 10.097 de 2.000.
O Programa Menor Aprendiz nasceu da lei 10.097 que determina que as empresas admitam jovens acima de 14 anos, como aprendizes. Esses jovens passam por um treinamento teórico de dois anos em instituições certificadas pelo governo e exerçam a função prática dentro das empresas. Os dias da semana são alternados entre o Programa e o serviço prático nas empresas.

SENAC
COLÉGIO UNISA
PARTICIPAÇÃO DIRETA
 
Conheça o portfólio