Junho de 2006- Nº 02    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Mundo afora
Convidados da hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
É o bicho!
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Exceção
Participe da enquete
Edição Anterior
Escola
Como participar
Escolas no Nº 02
Muda ou dança : Mudança!

Diego Sandes Nonato
18 anos, Programa Menor Aprendiz Senac/SP
São Paulo- capital

Nós, jovens, temos em nossas mãos uma ferramenta poderosa de informação e ação, que é a Internet.
Não podemos dar as costas para a realidade atual e deixar que a situação de corrupção crescente no país, se alastre. Precisamos recuperar os valores humanos.

Sabemos que ao nos alienarmos da política e dos fatos atuais, sofreremos conseqüências que interferirão nas nossas vidas e nas vidas dos nossos descendentes.

Colocar os nossos ideais de crescimento em prática e sabermos escolher um representante para o Brasil, são alguns dos passos que teremos que dar. Assim, ajudaremos a todos os brasileiros a se conscientizarem de que seremos um país melhor, a partir do momento em que formos unidos, honestos, educados e informados.

Ah! Brasil! Nos aguarde! Do jeito que o jovem está buscando informação com toda essa vontade implícita de participar, é só questão de tempo para que as mudanças se façam, para melhor!

Mudando nossos atos poderemos transformar esta nação em um grande país e nos comparar a nações altamente desenvolvidas, em muito breve.

Vamos acordar para a vida que passa, sem percebermos. Vamos aproveitar ao máximo a nossa força juvenil e investir o que pudermos para que no futuro não sejamos culpados por um colapso na cultura do nosso povo.

O Brasil é um dos países mais corruptos do mundo - *veja 2. errata - e para transformá-lo basta mudarmos nossas atitudes e não esperarmos que tudo caia pronto em nossas mãos.

Passo a passo construiremos o futuro que desejamos ter. Lutaremos para mudar essa realidade que enriquece a poucos e empobrece a muitos. Mudança, antes da dança!

Complemento e errata enviado por Diego em dez/2006:

1. Renata Freitas de Oliveira, 16 anos - Projeto Menor Aprendiz - participou também da elaboração do texto.

2. *Segundo a ONG Transparência Internacional: 70º posição entre 163 países pesquisados sobre a percepção de corrupção; sendo 0 (mais corrupto) e 10(menos corrupto), o Brasil ficou com a nota 3,7 em 2006.

SENAC
COLÉGIO UNISA
PARTICIPAÇÃO DIRETA
 
Conheça o portfólio