Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03

E o título Woody Allen vai para...

Ensaio enviado por Carlos Messias
24 anos, formado em Psicologia, é tradutor e intérprete

São Paulo-capital

Woody Allen é sem dúvida um dos mais geniais cineastas a ficar atrás de uma câmera. Gerou verdadeiras pérolas do cinema como Annie Hall (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa), Manhattan, Interiores, Setembro, Maridos e Esposas, e diversos outros.

Ele teve seus dias de queridinho da Academia, recebeu não sei quantas indicações e premiações, de roteirista, diretor, filme e até ator, o que qualquer um que já o tenha visto atuar sabe que não é o caso.
Mas este reinado não durou, pois Woody, artista íntegro que é, logo se encheu de fazer média com aquele povo, parou de aparecer nas cerimônias e se tornou recluso. E ainda por cima se casou com a própria filha (adotiva).
Logo seu legado ia sendo esquecido, seus novos trabalhos não ganhavam repercussão e Woody Allen se tornou relativamente obsoleto.
Tanto que Crimes e Pecados, de 1989, uma interessante história que denota a ambivalência da vida, o paralelismo entre realidade e inocência, passou quase despercebido.

Até hoje, aos 71 anos, Allen se manteve extremamente produtivo. Produziu mais de trinta filmes, escreveu três livros (muito bons, por sinal) e ainda por cima se mostrou um clarinetista de talento à frente da sua banda de jazz.
Mas não pode se dizer que tudo neste tempo foi glória.

Depois de Crimes e Pecados Woody deu umas leves escorregadas e em alguns momentos se mostrou repetitivo quanto a sua temática de neurose e judaísmo. Dirigiu um musical. Ressurgiu triunfante com Desconstruindo Harry e Celebridades. Lançou algumas fitas sem sal como O Escorpião de Jade e Trapaceiros. Recuperou o vigor em Poucas e Boas, reassumiu o foco em Igual a Tudo Na Vida e retomou o estilo em Melinda e Melinda. Mas não foi até Ponto Final que ele voltou a produzir algo realmente merecedor do título Woody Allen.

Woody Allen retornou com força total e aqueles que souberem vão apreciar. E por menos provável que seja, visto que o cineasta lança em média dois filmes por ano, Ponto Final fecharia sua carreira com chave de ouro.

- Vem Dançar

- A Era do Gelo 2

- O “segredo” de Brokeback Mountain

- E o título Woody Allen vai para...

- Ponto Final

 

 

 

VOCÊ SABIA?

Do livro para o cinema: como funciona a adaptação

A adaptação de um livro para o cinema tem enfrentado muitas críticas e preconceitos, e não é de hoje.

Por ter sua origem muito anterior ao cinema , nós tendemos a conferir à linguagem escrita uum caráter de autoridade e importância superior a do cinema .

A religião também tem responsabilidade nesse preconceito, pois durante um longo período de sua história, pregou contra a exibição de imagens. Queriam que a interpretação da realidade ficasse restrita à religião e aos livros. As imagens, muitas vezes, estavam associadas ao pecado.

O que precisamos ficar atentos é que a adaptação não é 'menor' do que o livro. Trata-se apenas de uma diferente linguagem que inclusive não deve ser uma reprodução fiel do livro.

O objetivo do cinema não é 'contar' o livro, não é a leitura dele. O que se pretende com as adaptações é contar uma história apropriando-se de sua essência.

Renata Azevedo Figueira,
19 anos, 2° semestre Cinema Faap/SP

 
Conheça o portfólio