Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03

Gana vence pela primeira vez na Copa do Mundo

Estela Suganuma
2º ano E.M. Colégio Bandeirantes
São Paulo - capital

Enviado em 18/06/2006

A seleção ganesa venceu, neste sábado, por 2 a 0 a Repúclica Tcheca, em Colônia, com gols de Gyan e Mutari. Essa é primeira vitória de Gana na competição de futebol de maior prestígio.

Com três pontos em dois jogos, Gana mantém viva a esperança de ir às oitavas de final da Copa do Mundo, dependendo do resultado do próximo jogo contra os Estados Unidos. Mesmo perdendo, a seleção tcheca também tem chance de se classificar. Com o mesmo número de pontos da seleção africana, a equipe do Leste Europeu precisa conseguir um bom resultado contra a Itália no dia 22.

O jogo
No primeiro minuto do jogo, o placar poderia ter sido aberto se Cech não tivesse tirado a bola que havia sido cobrado no escanteio. Permanecendo no campo dos tchecos, Gana abriu o placar aos 2 minutos num chute de Gyan da meia-lua. Esse é o gol mais rápido desta Copa por enquanto e o primeiro de Gana na competição mundial. Um minuto depois, Amoah teve chance de marcar, mas o seu chute passou no canto direito do guarda-metas do Chelsea e da seleção tcheca.

A República Tcheca só ameaçou as metas de Kingston, aos 4 minutos, no cruzamento de Nedved. Um minuto depois nova chance tcheca. Jankulovski arriscou, mas a bola passou à esquerda do goleiro. Plasil também tentou diminuir a vantagem ganesa num chute que passou por cima do gol, aos 8 minutos.

A seleção africana criou perigo novamente, aos 10 minutos, na cobrança de falta executada por Appiah e defendida por Cech. Nedved, dois minutos depois, chutou com o pé direito, mas a bola parou no guarda-metas ganes. O próximo lance de gol foi de gana, numa tentativa de Appiah, aos 14 minutos.

Aos 22 minutos, Nedved poderia ter marcado em cobrança de falta, mas ele bateu muito fraco. Cinco minutos depois, foi a vez de Muntari arriscar, mas a pelota passou por cima.
Poborsky quase marcou aos 29 minutos, num chute cruzado. No minuto seguinte, Gana é quem poderia ter aumentado o placar na tentativa de Amoah. Três minutos depois, mais perigo para a meta de Cech. Gyan chutou, mas o goleiro do Leste Europeu defendeu. E aos 39 minutos, Appiah esteve muito perto de aumentar a vantagem, mas a bola passou à direita do goleiro.
Os tchecos quase empataram na bola cruzada por Poborsky e próximo ao alcance de Rosicky, aos 43 minutos, na última chance do primeiro tempo.

A primeira oportunidade de gol no segundo tempo foi da seleção de Gana, aos 7 minutos. Asamoah encontrou espaço e chutou. O número 1 da República Tcheca fez uma bela defesa. Os tchecos tiveram a oportunidade de marcar, com Plasil, 4 minutos depois, mas a bola subiu demais.
Aos 20 minutos, Ujfalusi derrubou Amoah e o juiz não só deu pênalti para a seleção ganesa, como expulsou o tcheco, uma vez que ele obstruiu uma chance real de gol. Gyan cobrou a penalidade. Goleiro para um lado, bola para outro. Uma combinação perfeita de gol, mas a pelota bateu caprichosamente na trave.

Depois desse lance só deu Gana. Aos 26 minutos, Cech evitou que sua equipe levasse mais um gol. Ele foi novamente solicitado um minuto depois no chute de Amoah.
Em uma das poucas oportunidades tcheca, aos 31 minutos, Jankulovsk bateu falta, mas a bola passou por cima. Após dois minutos, o inspirado goleiro do Chelsea defendeu chute de Essien. Cech evitou ainda o chute de Asamoah.
Aos 37 minutos, a muralha tcheca não conseguiu segurar o chute de Muntari. Gana 2 a 0. Apesar de estarem praticamente vencidos, aos 48 minutos, os tchecos tentaram diminuir com a cabeçada de Polak, mas Kingston defendeu. O goleiro ganês salvou Gana, na última chance de gol da partida, aos 49 minutos.

Tanto Gana quanto a República Tcheca podem se classificar e ter como adversário o Brasil, nas oitavas de final, caso a seleção brasileira também vá para a próxima fase. A equipe de Parreira não terá um adversário nada fácil, e que pode muito bem dar trabalho para Ronaldinho e cia.

REPÚBLICA TCHECA 0 X 2 GANA
Local: Fifa World Cup Stadium, em Colônia
Árbitro: Horacio Elizondo (Argentina)
Gols: Asamoah Gyan, a um minuto do primeiro tempo. Muntari, aos 36 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Otto Addo, Asamoah Gyan, Boateng, Muntari, Mohamed (Gana) e Lokvenc (República Tcheca)
Cartão vermelho: Ujfalusi (República Tcheca)

REPÚBLICA TCHECA
Cech, Grygera, Ujfalusi, Gakasek (Polak), Jankulovski; Poborsky (Stajner), Rozehnal, Rosicky, Nedved, Plasil (Sionko), Lokvenc.
Técnico: Karel Brückner

GANA
Kingston, Otto Addo (Boateng), Mensah, Shilla, Essien, Appiah, Muntari, Mohamed, Amoah (Eric Addo), Pantsil, Asamoah Gyan (Pimpong).
Técnico: Ratomir Dujkovic

COMENTARISTAS DA COPA
Conheça o portfólio