Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03

Holanda vence e se classifica para as oitavas de final

Estela Suganuma
2º ano E.M. Colégio Bandeirantes
São Paulo - capital

Enviado em 17/06/2006

Em Stuttgart, jogando no estádio Gottlieb-Daimler, a seleção holandesa garantiu vaga para a próxima fase da Copa do Mundo, ao vencer a Costa do Marfim por 2 a 1, nesta sexta-feira.

A “Laranja Mecânica” jogará na próxima quarta-feira contra a Argentina, que também se classificou para as oitavas de final ao vencer a Servia e Montenegro por 6 a 0, e disputará com os “hermanos” a liderança da Chave C, conhecida como o grupo da morte. Com 6 pontos ganhos e com a vantagem de ter marcado 7 gols, a seleção argentina só precisa de um empate para ser a primeira colocada.

O jogo
A Holanda, sabendo que poderia assegurar um lugar na próxima fase da competição, é que criou a primeira chance de gol da partida. Aos 6 minutos Ruud van Nistelrooy cabeceou na bola cruzada por Van Persie. Um minuto depois este cruzou novamente, mas Kolo Toure aliviou o perigo.
A Costa do Marfim só arriscou contra as metas de Van der Sar aos 16 minutos, Romaric arriscou de longe e o goleiro holandês defendeu. A próxima oportunidade de alterar o placar foi da “Laranja Mecânica”. Aos 22 minutos, Van Persie cobrou falta e Tizie não segurou a bola. Holanda 1 a 0
Van Nistelrroy também não passou em branco. O craque do Manchester United marcou seu gol aos 26 minutos. Precisando diminuir a vantagem, Zokora, aos 33 minuto, chutou e a bola teria entrado se a trave não tivesse salvado. Cinco minutos depois, o time africano criou mais uma oportunidade que desta vez não desperdiçou. Bakary arriscou de fora da área, sem chance para Van der Sar. Um golaço!

Van Persie poderia ter marcado pela segunda vez na partida se a guarda-metas não tivesse defendido. Mas esse não foi o último lance perigoso do primeiro tempo. Aos 46 minutos, Arouna Kone tentou, mas a bola passou por cima do gol.

No segundo tempo, a primeira chance foi criada por Van Persie, só que o chute foi defendido por Tizie. Depois de dois minutos, foi a vez de Costa de Marfim ameaçar mudar o resultado. Kolo Toure cobrou falta, mas o goleiro holandês não permitiu que a pelota entrasse.
A próxima chance de gol só ocorreu aos 13 minutos quando Arouna Kone recebeu passe de Drogba. A Holanda teve oportunidade, treze minutos depois, num voleio de Van der Vaart de dentro da área.

A seleção da África quase marcou aos 32 minutos, mas o mesmo Van der Vaart salvou a Holanda de um empate, depois de uma confusão dentro da área. A seleção que um dia teve o craque Johann Cruyff ainda levou perigo aos 36 minutos, mas o goleiro do Manchester United bem posicionado não permitiu que o chute de Yapi Yapo resultasse em gol. Esse não foi o último lance de perigo do jogo. Aos 44 minutos, Van der Vaart arriscou, mas o número 1 da Costa do Marfim não deixou que a bola passasse a linha.

A Holanda que enfrenta no próximo jogo a Argentina, dependendo do lugar que fique no grupo pode ter como adversária Portugal, treinado por Felipão.

HOLANDA 2 x 1 COSTA DO MARFIM
Local: Gottlieb-Daimler Stadium, em Stuttgart
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia)
Assistentes: Fernando Tamayo (Colômbia) e Marco Rodriguez (Colômbia)
Cartões amarelos: Zokora, Drogba, Boka (Costa do Marfim), Robben, Van Bommel (Holanda)
Gols: Van Persie, aos 22, Van Nistelrooy, aos 26, Bakary Kone, aos 37 minutos do primeiro tempo;

HOLANDA
Van der Sar; Heitinga (Boulahrouz), Ooijer, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, Sneijder (Van der Vaart) e Cocu; Van Persie, Van Nistelrooy (Landzaat) e Robben
Técnico: Marco van Basten

COSTA DO MARFIM
Tizie; Emmanuel Eboue, Kolo Toure, Boka e Meite; Zokora,Yaya Toure, Bakary Kone (Arouna Dindane) e Arouna Kone (Akale); Romaric (Yapi Yapo) e Drogba
Técnico: Henri Michel

COMENTARISTAS DA COPA
Conheça o portfólio