Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03

Brasil e Gana!

Pedro Paulo Toussaint
3º ano E.M. Colégio Montessori Santa Terezinha
São Paulo - capital

Enviado em 22/06/2006

Apesar de todos esperarem por Itália ou Republica Tcheca como adversários do Brasil nas oitavas de final, Gana será a bola da vez, o que representa alguns perigos, mas também muitas alegrias.

Esta é a primeira Copa do Mundo deste país africano, que entrou como franco atirador na competição, desejando chegar o mais longe possível. É aí que mora o perigo para o Brasil.

Sem nenhuma responsabilidade de vencer, Gana deu trabalho para a Itália e ganhou da Republica Tcheca, sendo a principal responsável pela eliminação dos Tchecos. Em contrapartida, esta falta de tradição pode ajudar a Seleção Brasileira, pois com ressalvas a Senegal, em 2002, é possível perceber que os africanos sofrem quando chegam em fases decisivas. Basta lembrar de Camarões em 1990, eliminado pela Inglaterra, e Nigéria em 1994 e 1998, eliminada pela Itália e Dinamarca, respectivamente.

Taticamente, um fato que pode prejudicar o Brasil: o estilo de jogo de Gana, cuja característica é ser muito corrido e físico. Porém, acho que não será difícil a equipe brasileira impor seu ritmo de jogo, já que temos jogadores de alto nível no meio-campo. Além disso, o volante Essien, o principal destaque de Gana, junto com Appiah, estão suspensos para a partida contra o Brasil.

Um jogador que vale a pena ficar atento é Amoah, atacante rápido, de 25 anos, que estará jogando em sua casa, pois é jogador do Borussia Dortmund.

Assim, com a equipe brasileira melhorando jogo a jogo, creio que a Copa começará realmente nas quartas de final, quando poderemos enfrentar a Espanha.

COMENTARISTAS DA COPA
Conheça o portfólio