Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03

Seleção italiana vence pela quarta vez a Copa do Mundo

Estela Suganuma
2º ano E.M. Colégio Bandeirantes
São Paulo - capital

Enviado em 09/07/2006

A Itália ao ganhar da França nos pênaltis por 5 a 3, no estádio Olímpico de Berlim, tornou-se tetra campeã mundial, neste domingo. O jogo terminou 1 a 1 no tempo normal levando a decisão para a prorrogação que acabou sem gols.
A partida, que seria a última da carreira de Zinedine Zidane, teve o maestro francês expulso depois de dar cabeçada no peito de Materazzi.
Sem seus três principais jogadores: Zidane, Henry (substituído por cansaço) e Vieira (que se contundiu durante o jogo) para chutar os pênaltis, a equipe francesa acabou errando 1 das 4 cobranças. Trezeguet acabou acertando a bola no travessão superior.

O jogo
Com apenas 6 minutos, os “Les Bleus” abriram o placar. Zidane bateu a penalidade máxima. A bola bateu na trave e ao cair passou a linha.
A "Squadra Azzurra" tentou empatar na falta cobrada por Pirlo, que cruzou, mas Thuram aliviou o perigo, mandando para escanteio, aos 13 minutos. Depois de 6 minutos, Pirlo de escanteio, mandou para a grande área. Materazzi cabeceou e empatou. Os italianos teriam virado o jogo se a bola cabeçada por Luca Toni não tivesse ido de encontro a trave, aos 35 minutos.
No segundo tempo, Henry teve oportunidade de marcar, mas seu chute foi defendido por Buffon, aos 17 minutos. Os franceses tentaram de novo quando Zidane, ao bater falta, lançou para a areia italiana e mais uma vez o goleiro da Juventus afastou o perigo, após 9 minutos. Pirlo, aos 32 minutos chutou a falta, mas a bola passou a direita de Barthez.
Na prorrogação, houve duas chances, ambas francesas. Aos 10 minutos Ribéry arriscou e a pelota foi à esquerda do número 1 da “Azzurra”. Este apareceu mais uma vez, 4 minutos depois, ao defender uma cabeçada de Zidane.
Como nesses 30 minutos nenhum gol foi marcado, a decisão foi para os pênaltis. Trezeguet foi a cobrar o segundo, mas errou. Na quinta cobrança da Itália, a responsabilidade estava nos pés de Grosso e ele não desperdiçou. Os italianos correram em direção ao companheiro e o abraçaram. Eles se tornariam os campeões da 18ª Copa do Mundo.

ITÁLIA 1 (5) x (3) 1 FRANÇA

Local: Olímpico de Berlim
Árbitro: Horácio Elizondo (ARG)
Assistentes: Dario Garcia e Rodolfo Otero (ARG)
Cartões amarelos: Zambrotta (Itália); Diarra, Malouda e Sagnol (França).
Cartão vermelho: Zidane (França).
Gols: Zidane, aos 7 minutos do primeiro tempo; Materazzi, aos 19 minutos do primeiro tempo.

ITÁLIA
Buffon; Zambrotta, Materazzi, Cannavaro e Grosso; Gattuso, Pirlo, Perrota (De Rossi) e Camoronesi (Del Piero); Totti (Iaquinta) e Luca Toni.
Técnico: Marcello Lippi.

FRANÇA
Barthez; Sagnol, Thuram, Gallas e Abidal; Vieira (Diarra), Makelele, Malouda, Zidane e Ribéry (Trezeguet); Henry (Wiltord).
Técnico: Raymond Domenech.

COMENTARISTAS DA COPA
Conheça o portfólio