Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03

RODA JOVEM: Acontece o primeiro debate promovido pelo Jornal Jovem


Foi com grande prazer que o Jornal Jovem idealizou e promoveu o Roda Jovem contando com o apoio do Colégio São Luís, que colaborou para a realização de evento no Salão São Luís.

Gostaria de agradecer a todos os jovens presentes ao Roda Jovem. Vocês brilharam! Parabéns!

Especial agradecimento ao Tuna, Paulo Moregola, Prof. Laez Fonseca e Prof. José Roberto Cassiano do Colégio São Luís. E também à Raquel, do departamento de comunicação que cedeu as fotos desse evento.

Agradeço também aos convidados do Jornal Jovem pela presença no debate: O cientista político e escritor Bruno Konder Comparato e o presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados Ricardo Izar.

Quero também agradecer aos jovens que fizeram a cobertura do evento: Meire, Thiago, Cremilda e Carolina.


Meire, Thiago, Cremilda e Carolina

O debate foi muito acalorado. Muitas colocações e questionamentos vieram à tona pela palavra dos jovens. Questionamentos sobre o peso do voto nulo; inconvenientes do voto em branco; dimensão da crença e da descrença nos políticos; nível de participação real dos jovens na política e outras tantas reflexões.

Todos esses questionamentos manifestam o quanto os jovens estão ávidos por encontrar um caminho mais seguro para seguir no que diz respeito aos seus próprios atos e, assim, tentar avaliar, com cautela, aquilo que deve pautar suas decisões nas escolhas dos políticos que vão representá-los; assim como analisar os fatores que devem considerar quando fazem crítica sem auto-crítica.

A realização do Roda Jovem evidencia a necessidade e a importância do debate político. Pudemos perceber isso no entusiasmo dos jovens durante o evento.

O marketing político que envolve as eleições tem como objeto os projetos políticos para uma cidade, um estado, uma nação. Estes projetos não deveriam ser tratados como produtos a serem vendidos, e sim, como idéias a serem bem veiculadas e profundamente debatidas.

Afinal, projetos políticos não são ilusões a serem criadas, mas sim idéias a serem debatidas, com transparência e ética. Não deveriam concorrer a prêmios de publicidade, e sim, ganhar respeito e credibilidade do nosso povo, hoje tão confuso em um país tão díspar, tão desigual como o Brasil!

Foi enfatizada pelos convidados Ricardo Izar e Bruno Konder Comparato a importância de se pesquisar a fundo os candidatos e suas propostas, saber de tudo o que eles andam fazendo e de se estar sempre bem informado, seja pelos jornais, rádio, internet, revistas etc... Essa é a melhor forma de não ser enganado. Informação de qualidade.

Sonia Makaron, diretora do Jornal Jovem


Sonia Makaron - Foto: Dpto Audio-visual Colégio São Luís

REALIZAÇÃO
www.jornaljovem.com.br

APOIO
Colégio e Faculdade São Luís
 

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São PauloSieeesp

LÍBANO
CONFIRA
ACONTECEU
RODA JOVEM
VISITE
 
Conheça o portfólio