Dezembro de 2006- Nº 04    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Especial Política
Artigos e links sugeridos
Convidado da Hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Poeta Homenageado
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Força do Voto

Rondinelli Suave e Claudia Sabadini
19 e 32 anos,
Comunicação Social -Centro Universitário São Camilo/ES Cachoeira do Itapemirim- Espírito Santo

Qual é a melhor maneira de incentivar a conscientização dos jovens estudantes em seu voto? "Educando-o para o voto, para as coisas de seu país e para a solidariedade. Quando um jovem diz que não gosta de política ou mesmo que vai votar em branco ou nulo, é preciso mostrar a ele como o processo eleitoral mexe com sua vida e com a dos outros. Não dá para educar o jovem na hora do voto, é preciso educá-lo na sua formação escolar para que seja um adulto consciente do seu dever com o país e com o seu semelhante", incentiva Ilauro.

"Embora nos falte maturidade política, acredito no país. Nossa fala deve ser de esperança, pois o Brasil é muito novo, nossas crises são de adolescente, estamos crescendo. Fomos explorados mas reunimos uma herança genética dos quatro cantos do mundo. Temos uma democracia "bebê", estamos aprendendo a lidar com ela. Teremos uma política decente", conclui Parraro. Se é um país emergente, por que não que a população e a política também sejam? Que a nova safra (apesar do joio ali incluso) de deputados federais, deputados estaduais, senadores, governadores e Presidente da República saiba honrar os honorários que recebe.

Positiva ou negativamente, a mídia pode influir no resultado das eleições, mas pelo voto nós temos o poder de bater o martelo e fazer valer nossa decisão e nossa opinião. Basta sabermos que temos esse poder e qual a melhor maneira de usá-lo, antes que a arma do voto dispare contra nós mesmos. Afinal de contas, vivemos ou não vivemos em uma democracia?

Mídia, Governo e Voto no Brasil
Parte I -Rondinelli Suave

Qualidade dos debates na mídia
Parte II -Rondinelli Suave

Força do Voto
Parte III -Rondinelli Suave


POR DENTRO DA POLÍTICA
CHARGES
 
 
Conheça o portfólio