Março de 2007 - Nº 05    ISSN 1982-7733
exposicao22.php
exposicoes.col03.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Especial Artes
Arte - Brasil séc. XX
Galeria virtual
Exposições
Seção livre
Palavra aberta
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros e CDs
Acompanhe
Dicas de viagens
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

"Mulheres Artistas:Olhares Contemporâneos" no MAC/SP

A mulher é o tema de exposição e debates na programação de março do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, no Espaço Ibirapuera.

 

 A mostra “Mulheres Artistas: Olhares Contemporâneos”, que acontece entre 8 de março a 6 de maio, conta com a participação de quatro artistas que trabalham de forma diversa a dimensão do feminino na arte: Beth Moysés, Rosana Paulino, Karin Lambrecht e Élida Tessler.  Assinam a  curadoria Lisbeth Rebollo Gonçalves e Claudia Fazzolari.

No mesmo local, no dia 9 de março, será realizado o seminário “Mulheres, Sociedades e Cultura”  com foco para a presença da mulher em vários campos sociais. Participarão especialistas nos temas abordados e mulheres atuantes em diferentes áreas. A entrada é franca.

Na abertura oficial do evento haverá uma homenagem especial à artista Tomie Ohtake, com a exposição de uma obra tridimensional da artista,  de 7 metros. “Ela é uma figura emblemática, uma artista representativa da arte contemporânea e que continua em plena atividade com mais de 90 anos de idade. Será uma forma de homenagear através dela, todas as mulheres artistas”, diz Lisbeth Rebollo Gonçalves, diretora do MAC. Suely Vilela, reitora da USP, fará a abertura oficial da mostra.

No dia 9 de março, acontece o seminário “Mulheres, Sociedade e Cultura”, a partir das 10 horas, com a participação da jornalista Eliane Cantanhêde, jornalista da Folha de São Paulo, de Claudia Luna, presidente da ONG Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres, a pesquisadora Eva Blay (fundadora do Núcleo de Estudos de Gênero) e  Celi  Paulino Cartola, da 9a Delegacia de Defesa da Mulher, entre outras especialistas.

“Na história da arte”, conta Lisbeth, “as mulheres tiveram uma presença marcante em todos os momentos. Temos as artistas Anita Malfatti e  Tarsila do Amaral  como referências do Modernismo. Iolanda Penteado é outro exemplo no campo da afirmação das instituições culturais como o MAM e a Bienal. Essa dimensão do feminino na arte será objeto dos nossos estudos e eventos relacionados à questão do gênero”. 

MAC USP Ibirapuera

Pavilhão Ciccillo Matarazzo, s/n, 3o piso (Prédio Bienal), acesso pela rampa lateral.

A mostra ficará aberta para o público até 6 de maio, de terça a domingo, das 10 às 19 horas. A entrada é franca. Telefone para informações (11) 5573.9932.

EXPOSIÇÕES
Conheça o portfólio