Março de 2007 - Nº 05    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Especial Artes
Arte - Brasil séc. XX
Galeria virtual
Exposições
Seção livre
Palavra aberta
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros e CDs
Acompanhe
Dicas de viagens
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 
Vou viajar. O que devo levar na mala?

Caroline Zílio
18 anos, 2º semestre bacharelado Turismo - Centro Universitário
Senac- Campus Santo Amaro
São Paulo - capital

Vou viajar. E agora, o que devo levar na mala?

Caso esteja ansioso com uma viagem e já tenha refeito diversas vezes a mala, não se desespere! Além de você, existem inúmeras pessoas passando pela mesma situação.

Antes de organizar o que levar, pense no destino escolhido, tipo de clima e quais passeios estão em sua programação. Essa simples reflexão é uma das maneiras mais eficientes de não levar peso desnecessário, evitando possíveis desconfortos como, por exemplo, uma terrível dor nas costas. Além disso, dê preferência a roupas que não precisem ser passadas, lembrando-se sempre de todas as combinações que elas podem oferecer. Abaixo, segue um check-list com utensílios essenciais:

Documentos: passagem aérea, passaporte, visto, cartões de crédito, dinheiro, traveler cheques, RG e carteira de seguro saúde.

Roupas: meias, roupas íntimas, pijamas, calças, bermudas, shorts, biquínis, sungas, sapatos confortáveis, chinelo, acessórios (bijuterias, cintos), roupas de frio (luva, cachecol, casaco, moletom) e roupas para praticar esportes.

Higiene pessoal: escova de dente, fio dental, pente e escova de cabelo, xampu, condicionador, sabonete, toalha, desodorante, filtro solar, kit manicure ou de barbear, perfume, absorventes, secador de cabelo, maquiagem, demaquilante e hidratante.

Remédios: primeiros-socorros, termômetro, antigripal, pastilha para garganta, colírios, etc.

Outros: máquina fotográfica, filmadora, baterias, adaptador de plug, despertador portátil, óculos de sol e lista de telefones de emergência.

Depois de separar o que vai levar, deve estar pensando: Coomo guardar?

Escolha bem o tamanho da mala, pois ela precisa ter espaço suficiente para o que é necessário levar. Os modelos com rodinhas são muito práticos e também facilitam no transporte, mas como ela será carregada em pé, os objetos tendem a escorregar. Por isso, é preferível colocar as calças no sentido horizontal embaixo de tudo para não amassarem. Faça rolinhos com as camisetas. Coloque as lingeries em saquinhos e distribua em meio aos espaços vazios. Faça o mesmo com os sapatos, deixe os pares em sacos separados, e guarde-os aproveitando as laterais.

Os cosméticos devem ser colocados em uma nécessaire. Separe em outros recipientes materiais líquidos, evitando possíveis vazamentos.

Para viagens nacionais, o peso máximo permitido para a bagagem é de 20 quilos na classe econômica e 30 quilos na executiva ou primeira classe. Já em vôos internacionais, o limite é de no máximo 32 quilos. Já as bagagens de mão podem conter no máximo cinco quilos.

Depois dessas dicas, tenho certeza de que ficou mais fácil fazer as malas. Aproveite e boa viagem!

FÉRIAS
 
Conheça o portfólio