Março de 2007 - Nº 05    ISSN 1982-7733
ferias07.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Especial Artes
Arte - Brasil séc. XX
Galeria virtual
Exposições
Seção livre
Palavra aberta
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros e CDs
Acompanhe
Dicas de viagens
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 
Riquezas em Castelo/ES

Samira Moratti
20 anos, 3º Comunicação Social -Centro Universitário São Camilo/ES Cachoeira do Itapemirim- Espírito Santo

Para quem deseja sair da rotina nestas férias, uma dica é trocar as praias por cidades de montanha, com muito verde e diversos movimentos culturais. A cidade de Castelo, no estado do Espírito Santo, reúne estas características, mas não é tão calma assim. É ótima para quem procura uma nova saída criativa para as férias de 2007, seja em família ou com os amigos.

 

Está localizada a 146 km da capital do estado, Vitória. É uma pequena cidade, com 35.000 habitantes, mas bastante movimentada. Possui 116 anos de existência e é um dos redutos de colônias italianas no Brasil, encontrando-se na cidade muitas famílias com costumes tradicionais da nacionalidade italiana, seja na gastronomia ou nas festividades.

  Paragliding Word Cup - Fotos: site da prefeitura de Castelo/ES

Castelo é o lugar preferido de quem curte vôo livre, um esporte para lá de radical. No ano de 2006 ocorreu à etapa do Campeonato Mundial de Paraglider – o Paragliding Word Cup – além de sediar as etapas nacionais, o que fez com que a cidade fosse alvo de dezenas de profissionais de todo o mundo. Possui três rampas para a prática do esporte, sendo a mais famosa a Rampa de Ubá, com 902 metros de altitude. A rampa fica a 27 km de Castelo e todo o ano é espaço garantido dos pilotos de vôo livre e de outros esportes ligados ao vôo. É considerada a mais bela rampa do país e está entre as cinco melhores.

 

Assim como todo o estado capixaba, a localidade possui diversas cachoeiras, com florestas preservadas e fauna e flora diversificados. Também nas paisagens das cachoeiras é possível que os amantes de esportes tais como trekking, mountain bike entre outros esportes radicais, encontrem ótimas alternativas para os praticarem com divertimento. As mais recomendadas para a prática dos esportes são a Cachoeira do Departamento e a Cachoeira do Moinho.

 

Com grande presença de turistas, a cidade preparou-se da melhor forma para acolher a todos. Além da existência de hotéis, foi desenvolvido um projeto exclusivo para atender ainda mais as expectativas dos turistas que passam por Castelo. É o "Projeto Cama e Café", no qual moradores castelenses são preparados para receber, em suas próprias residências, turistas de diversos lugares. Os moradores são treinados para bem melhor atender a todos os visitantes, com noções de hotelaria e turismo. Para conferir o projeto e garantir a vaga em uma das residências-pousada, basta que cada turista possa fazer sua reserva antecipadamente, com os "hoteleiros" participantes. É uma forma criativa de fazer com que o visitante, mesmo estando em outro local, se sinta em casa!

 

Riquezas naturais são desvendadas e conhecidas pelos turistas que se encantam por Castelo. Cidade reduto de natureza e preservação do meio ambiente, é possível encontrar vários parques ecológicos e centros de preservação, como é o caso do Parque Estadual do Forno Grande. O parque possui 730 hectares de montanhas, com várias riquezas existentes na fauna brasileira, além das mais belas bromélias e orquídeas cultivadas. Do mesmo modo, o parque é morada de animais silvestres em extinção, como a jaguatirica e a onça-parda. Possui museu com informações a visitantes e também trilhas de acesso à floresta. Outra alternativa de passeio ecológico é a Reserva Mata das Flores, que também guarda riquezas esplendorosas da mata brasileira, e foi tombada como Parque Florestal pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF).

 

No decorrer do ano, Castelo também surpreende seus visitantes com festas religiosas, tais como o Corpus Christi. Os moradores da cidade confeccionam tapetes com motivos religiosos para celebrar a data. Com materiais orgânicos, como flores, arroz e palhas, por exemplo, os tapetes são estendidos no dia de Corpus Christi pelas ruas da cidade, para visitação dos fiéis e demais turistas.

Além disso, para os religiosos, há também o Santuário de Aracuí, que é considerado o maior da América Latina. O local recebe muitos fiéis, haja vista que teriam acontecido, no local, três aparições de Nossa Senhora, desde o ano de 1994. A fé do município é contagiante, isso se somando ao fato de que possui diversas comunidades religiosas, cada qual com suas características, arquitetura, cultura e festividades.

 

E para completar a viagem, Castelo ainda proporciona uma viagem no tempo para seus visitantes, com encantos tais como a Gruta do Limoeiro, com seu diversificado sítio arqueológico, além de locais como a Fazenda das Flores, com palmeiras imperiais, e a Fazenda do Centro, com arquitetura do século XIX. Com tantas alternativas de passeio em um lugar tranqüilo, Castelo é uma boa opção para as férias de início de ano!

 

Para maiores informações, visite os sites:

 

Descubra Castelo: http://www.descubracastelo.com.br

Prefeitura Municipal de Castelo/ES: http://www.castelo.es.gov.br

Portal Itália: http://www.portalitalia.com.br/historia/es/castelo.asp

FÉRIAS
 
Conheça o portfólio