Março de 2007 - Nº 05    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Especial Artes
Arte - Brasil séc. XX
Galeria virtual
Exposições
Seção livre
Palavra aberta
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros e CDs
Acompanhe
Dicas de viagens
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Espaço para você enviar comentários sobre as reportagens, sugestões, recados, mensagens, reflexões etc.

Sua Vez, Sua Voz recebe colaborações pelo e-mail leitor@jornaljovem.com.br. As mensagens devem conter nome completo, idade, cidade, estado e e-mail. O Jornal Jovem se reserva o direito de publicar trechos.

                                                                                      

08 de março - Dia Internacional do Mulher

Mensagem: Por elas e para elas                                                                                                                                                                                                                                                     

Dizem que as rosas lançam perfumes no ar e são belas e maravilhosas.

Dizem que as montanhas são fortes e enraizadas na terra.

Dizem que as fortalezas são os símbolos da riqueza.

Dizem que os raios solares são tão atraentes para as plantas, que as plantas não vivem sem.

Porém eu digo:

  • Nenhuma rosa se compara a uma mulher formosa, educada, inteligente e amável, cada qual permanece em seu devido grau de beleza interior.
  • As mulheres são portais vivos espelhados  no solo terreno embelezando a vida neste mundo.
  • A maior simbologia d eriqueza é ter uma mulhar ao nosso lado, nos compreendendo e nos dando o devido equilíbrio na estabilidade do ser masvulino e feminino.
  • Então finalizo a dizer que as mulheres são como os raios solares aos nossos olhos. Ás vezes com seus temperamentos nos ofuscam, nos deixam confusos, porém nos animam , nos dão o verdadeiro sentido de estarmos vivos enquanto seres humanos, e , com isso, nos completamos enquanto homens conscientes de nossos deveres e responsabilidades diante da divindade maior "Deus" Nosso Pai.

Nada tão maravilhoso quanto ter uma mulher a nos completar em diversas áreas de nossas vidas

Desejo-lhes que os dias vindouros sejam maravilhosos, repletos de paz, harmonia, fraternidade, saúde, prosperidade e tudo de bom que o Pai lhes possa oferecer.

Mulher, parabéns pelo seu dia!

Enviado 08/03 por jayldo Araújo Melo, 24 anos, São Berbardo do Campo - SP

 

Haitais (haicais + postais)                                                                                                                                                                                                                                                     

Primeiro no morro,                                                                   

depois onde tomo brisa

cai a noite na vila.

Enviado 17/02 por Marcelino Lima, 42 anos, São Paulo- capital

 

Parabéns

Gostaria de parabenizá-los pelo site. É um espaço muito interessante
e que dá aos jovens a possibilidade de terem seus feitos reconhecidos e divulgados
na internet, servindo de estímulo para novos escritores; e por conseguinte,
auspiciam a cultura.
Enviado 26/12 por André Peixoto, 20 anos, Rio de Janeiro, RJ

O Natal e o pinheirinho

O pinheirinho guarda
segredos, saudades,
esconde medos,
abriga esperanças,
acende lembranças,
enredo de muitas idades.

No pinheirinho há lágrimas escondidas.
pedidos pendurados,
por carências adiados,
na efervescência da vida.

O pinheirinho é você mesmo,
erguido, cheio de fantasias,
sofrido...enfeitado,
ignorando maldades,
acendendo esperança,
apagando falsidade.                   
Enviado 20/12 por Ivone Boechat, 60 anos,professora, Rio de Janeiro- RJ

Natal

Será que todos sabem o real significado dessa data tão comemorada? Ou acham que é a data de presente, fartura e pedidos. Será que todos sabem que Natal significa "Nascimento de Jesus Cristo"? Aquele homem que lutou e morreu por nós. Será? Mas um ano está passando e o Natal chegando. Para muitos, felicidade, mas para mim, além de toda a felicidade, existe sentimento de tristeza e injustiça. Tristeza por saber que eu terei o que comer, comemorar, rir e alguém para abraçar. Enquanto outros nem de rir têm vontade. Injustiça por saber que o Natal é para todos e não só para alguns, todos tinham que ter o direito de comemorar, rir, comer, abraçar, pular e agradecer. Quantas pessoas no Natal, sairão, por qualquer motivo, super ansiosos para a ceia. E verão pessoas deitadas, jogadas, sujas nas ruas, mas nem importância vão dar, isso se repararem. A união reinará em muitas famílias, já nas ruas a solidão terá privilégio. Quando penso em tudo isso que tristeza dá, lágrimas escorrem dos meus olhos. Que vontade de chamar todas as pessoas das ruas para passar o Natal junto com a minha família. Mas infelizmente isso eu não posso. Pode ser que assim como eu, alguém também pense do mesmo jeito. Mas o ruim é que podem até pensar e mesmo assim conseguem colocar a cabeça no travesseiro e dormir sem nenhuma preocupação. Se as pessoas fossem mais solidárias, se tivessem preocupação com o próximo e principalmente visão holística, poderíamos dar as mãos e lutar por um Natal bem melhor. Se somos todos filhos de Deus, deveríamos comemorar o Natal todos juntos, unidos; sem injustiça, discriminação, racismo e preconceito. Isso sim seria realmente o Natal. O que fazer para tudo isso acabar? Para eu não ter que ver mais essas pessoas nas ruas? A resposta é apenas uma palavra "Humanismo". Saber que somos iguais; nem piores, nem melhores, nem inferiores ou superiores. Somos todos filhos de Deus e irmãos de Jesus Cristo. Viva a igualdade e a felicidade!!!
Enviado 20/12 por Fernanda Gonçalves Dias, 16 anos, São Paulo- capital

Haicai

Seis da manhã--
Nasce um sol no céu,
outro no Tiête
Enviado 08/12 por Marcelino Lima, 42 anos, São Paulo, capital

Arte: Uma ponte para o Turismo

A obra de arte é considerada por alguns como "uma beleza clássica que transcende o tempo...” . Fugindo do acadêmico, desejo colocar que arte é antes de tudo um mergulho ao interior do ser humano, um mergulho para dentro de si mesmo, em que se deixa aflorar tudo o que está adormecido: emoções, intuições, impulsos... É antes de tudo, deixar-se penetrar no mundo da imaginação, aquela mesma em que o autor de uma obra de arte seja ela pintura, escultura, teatro, música, dança, deixou-se penetrar... É abrir os canais da percepção deixando-se envolver pelo que o autor desejou expressar através de sua arte, sem julgamentos, apenas deixando brotar do interior o sentimento que as cores, a textura, a luminosidade e o desenho lhe despertam. Compreender esta linguagem é descobrir novos caminhos, é permitir-se viver a liberdade, onde o ir e o vir realmente transcendem o tempo. É permitir-se entrar em um mundo atemporal em que neste instante só existem três coisas: você, a obra e o que ela lhe desperta! Isto sem falar nas obras de arte confeccionadas pela mãe natureza, tão vastas e espalhadas pelo mundo para quem desejar admirá-las. É a arte levando ao turismo através da ponte que os liga em suas extremidades: em uma a arte e do outro lado, o turismo. Viajar é sempre muito prazeroso, o turismo também é uma ponte que nos conduz a uma viagem interior trazendo-nos a luz do conhecimento de outras culturas e povos: como vivem, sua alimentação, vestuário... Você, em  suas viagens já parou para pensar como pensa um cidadão de outra cidade ou de outro país? Quais são seus anseios, seus sentimentos, suas emoções? Através dos locais tradicionais como museus e mesmo nas ruas observando a arquitetura das cidades ou locais naturais, podemos conhecer muito sobre nós e sobre as pessoas. Isto nos enriquece e nos modifica além de explicar o fato de voltarmos diferentes a cada viagem realizada... com um gosto de “quero mais”. Os pontos turísticos estão aí: museus, pinacotecas, cachoeiras, praias, parques naturais, teatros, as próprias ruas das cidades, para quem gosta de ir além do tradicional e ir mais a fundo em suas descobertas. O turismo sempre será uma porta aberta para a liberdade permitindo viajar de um lado para o outro da ponteo!
Enviado 11/12 por Mercedes Santos, 35 anos, cantora e escritora, Rio de Janeiro- RJ

Sou apenas uma formiga

Pequeninas, aparentemente insignificantes, mas com enorme potencial: Organização e trabalho em  equipe, paciência e resistência. Uma formiga pode carregar varias vezes o valor de seu peso. A ousadia e o companheirismo são marcas registradas dessas verdadeiras guerreiras do dia-a-dia. Organize sua equipe de trabalho, seus amigos e sua família para serem guerreiros como as formigas, e assim poder lutar por um novo amanhã. Inspire-se na natureza e seja um vencedor. Deixe sua marca de sucesso e felicidade no mundo!
Enviado 01/12 por Rafael Exel de Araújo, 26 anos, Campo Grande-MS

Conheça o portfólio