Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
esporte_pan01.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

PAN PAN PAN PAN! A História do PAN!


Guilherme George Fuoco

17 anos, ano E.M. Colégio Padre Moye
São Paulo - capital

Poucas horas separam os brasileiros das emoções dos Jogos Pan–Americanos. A cidade do Rio de Janeiro, já está respirando os ares das competições e os atletas já estão devidamente qualificados e preparados. A contagem regressiva está nos últimos algarismos. O comércio não perdeu tempo e já oferece produtos, como camisetas, bandeiras, cornetas, todos em verde e amarelo. Aquele patriotismo, que no ano passado o povo demonstrava na Copa do Mundo voltou. Agora, não é apenas uma cidade, ou país, que está na ansiedade e sim um continente que não vê a hora da chama pan-americana ser erguida e os Jogos começarem.

Várias competições foram planejadas na América, mas tudo se iniciou em 1940, em Buenos Aires, quando foi instalado o I Congresso Desportivo Pan-Americano, que idealizava a criação de uma competição baseada no modelo dos Jogos Olímpicos. Neste congresso foi decidida a realização regular de quatro em quatro anos, e a própria capital argentina foi escolhida para ser sede do primeiro certame oficial, marcado para 1942. Entretanto, neste ano, os Estados Unidos da América, entraram na 2ª Guerra Mundial o que impediu a realização dos Jogos.

Ao fim do conflito, em 1948, pôde reunir-se o II Congresso Desportivo Pan-Americano, aproveitando a presença em Londres de um grande número de delegações americanas para os primeiros Jogos Olímpicos do pós-guerra. Foi combinado então que em 1951, em Buenos Aires mesmo, seria realizado o primeiro dos Jogos Pan-Americanos. Ao mesmo tempo, fundou-se a Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA).

Em mais de 50 anos de existência, os Jogos Pan-Americanos foram disputados 14 vezes. Alguns países tiveram a chance de serem sede duas vezes, como é o caso da Argentina, em 1951 e 1995 em Buenos Aires e Mar del Plata, respectivamente; o Canadá em 1967 e 1999 em Winnipeg; o México, na Cidade do México em 1955 e 1975 e agora o Brasil, que já havia sido sede em 1963 na cidade de São Paulo e que será agora no Rio de Janeiro.

Em São Paulo foi organizado um Pan-Americano muito interessante nas questões financeiras para o Brasil. Usando recursos da cidade, como clubes particulares e o estádio do Pacaembu, o governo não investiu tanto quanto nesta edição de 2007. Construído mesmo, foi só a Vila Pan-Americana que hoje é ocupada pelos alunos da Universidade de São Paulo, como dormitórios.

O histórico brasileiro nas competições é vitorioso. Logo na primeira edição, na capital argentina, Adhemar Ferreira da Silva, levou o ouro no salto triplo. Nas edições seguintes, o desempenho brasileiro foi só aumentando e em Indianápolis, no ano de 1987 ocorreu um dos mais inesperados acontecimentos de toda a história dos Jogos Pan-Americanos. A seleção brasileira de basquete, na época treinada por Ary Vidal, e liderada dentro de quadra por Oscar Schmidt e Marcel, derrotou o dream team norte-americano dentro de seu próprio país por um incrível placar de 120 a 115. Com isso, o basquete brasileiro quebrou uma invencibilidade de 34 partidas oficiais do time dos EUA.

No dia 13 de julho, todos os holofotes, as câmeras, os pensamentos positivos estarão voltados para as quadras, piscinas e campos, em busca de qualquer detalhe desta enorme festa que ocorrerá aqui no Brasil.

Abram-se as cortinas e que venham os espetáculos dos Jogos Pan-Americanos!

Envie esta notícia para um amigo

 

PAN PAN PAN PAN!
JOGOS PARAPAN-AMERICANOS
JOGOS PAN-AMERICANOS
JOVENS COMENTARISTAS DO PAN
 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.