Guilherme George Fuoco
17 anos, 3° ano E.M. Colégio Padre Moye
São Paulo - capital
1951 - Buenos Aires
O cartaz do primeiro Jogo Pan-Americano, mostra duas mãos juntas segurando um ramo de louro.
1955 – Cidade do México
A ilustração faz uma composição da estátua “Discóbulo” com a bandeira do México e a logomarca da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA).
1959 – Chicago
O cartaz mostra a imagem de um atleta saltando sobre a silhueta da cidade de Chicago e uma ilustração de duas mãos se cumprimentando.
1963 – São Paulo
A figura do algarismo romano quatro (IV), em referência ao fato de esta ser a quarta edição dos Jogos, foi conjugada com a figura de um atleta lançando um disco.
1967 – Winnipeg
Representa a imagem de um atleta canadense de braços abertos, em sinal de boas-vindas. A simplicidade do símbolo, feito com um arco, linhas e um círculo, facilitou seu reconhecimento pelas pessoas.
1971 – Cáli
O cartaz presta homenagem às culturas pré-colombianas, exaltando o estilo artístico das antigas civilizações do continente sul-americano, a partir da cunhagem e estilização de uma figura antropomorfa da cultura Calima, achada em Restrepo, Valle Del Cauca.
1975 – Cidade do México
O logotipo dos VII Jogos Pan-americanos é composto de três círculos que simbolizam a letra “M” da Cidade do México. Ao mesmo tempo, os círculos representam as três porções geográficas do continente americano. Os aros com as cores da bandeira mexicana simbolizam o jogo Tlachtli, um esporte praticado com bola, proveniente das culturas Teotihuacana e Maia.
1979 - San Juan
O Colar de Pedra ou Colar Taíno foi escolhido pelo Comitê Organizador dos VIII Jogos Pan-americanos como símbolo do evento por causa de seu valor histórico e cultural. É um dos objetos arqueológicos mais valiosos já encontrados em Porto Rico e dizem que ele era utilizado pelos índios Taínos tanto para cerimônias religiosas quanto para eventos esportivos, nos quais ele servia de proteção e também para rebater a bola no jogo Bato. O logotipo é formado pelo colar com uma tocha dentro dele.
1983 – Caracas
O cartaz mostra a figura de um atleta fazendo uma saudação com uma das mãos e, com a outra, segurando o fogo olímpico, representado por três chamas.
1987 - Indianópolis
O logotipo sobrepõe cinco vezes, em tamanhos diferentes, o algarismo romano dez (X), por ser esta a décima edição dos Jogos, A imagem representa uma afirmação de união e energia.
1991 – Havana
O cartaz oficial apresenta as iniciais das palavras Jogos (J) Pan-americanos (P), com as cores da bandeira de Cuba, formando uma figura original que passa uma imagem de movimento contínuo.
1995 – Mar del Plata
O logotipo é baseado no algarismo romano doze (XII), celebrando a realização da décima-segunda edição dos Jogos, e na forma de um atleta em movimento, com o texto escrito de forma a sugerir um ponto de lançamento, rampa, pódio.
1999 – Winnipeg
O cartaz dos Jogos de Winnipeg celebra a vida, o esporte, a amizade, a competição, a cultura e a força do espírito humano. A chama pode ser entendida como um “sol de boas-vindas” ou uma cabeça de uma pessoa, cujos braços gesticulam convidando o povo das Américas para os Jogos.
2003 – Santo Domingo
A logomarca dos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo representa a figura de um atleta correndo, cruzando a faixa de chegada, remetendo à vitória.
2007 – Rio de Janeiro
Baseada nos movimentos do esporte aliados ao arrojo do vôo, a logomarca traz um pássaro como ponto de partida para retratar os recortes da paisagem da cidade, em especial do Pão-de-Açúcar. E a repetição deste elemento, com cores, tamanhos e posições diferentes, representa a reunião das várias culturas das Américas, irmanadas e integradas.
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