Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
esporte_pan06.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Modalidades e Regras dos esportes no PAN - Futebol a Judô

Guilherme George Fuoco

17 anos, 3° ano E.M. Colégio Padre Moye
São Paulo - capital

Todos os esportes, primeiras aparições e como são disputados. 

10. Futebol

11. Futsal

12. Ginástica

13. Handebol

14. Hipismo

15. Hóquei sobre grama

16. Judô

10. Futebol

As primeiras referências na história a um esporte que pode ter sido o “vovô do futebol” remontam ao ano de 2.500 a.C. e sua invenção é atribuída ao imperador chinês Huang-Ti.

O jogo tinha por finalidade treinar soldados. Era disputado com uma bola de couro que se lançava contra duas estacas cravadas no chão.

O mais popular de todos os esportes do planeta chegou a ser proibido na Inglaterra (país que lhe daria mais tarde o seu formato moderno, com a fundação da Associação Inglesa, em 1863) nos séculos XIV e XV, tamanha era a algazarra que a disputa de suas partidas causava nas cidades britânicas.

No entanto dividir um grupo de pessoas em duas equipes que teriam de conduzir com os pés uma bola com um objetivo definido – o gol, do inglês goal (meta) – já consistia em um jogo similar ao futebol na Antigüidade Grega, no Império Romano e na China milenar.

No formato atual, a competição olímpica masculina é restrita a jogadores de até 23 anos, com exceção de três acima desta idade limite para cada time. Ainda não está definido se os Jogos Pan-americanos Rio 2007 seguirão este mesmo regulamento.

Primeiras Aparições: 1951

 

11. Futsal

O futsal começou a ser praticado na década de 40 em quadras de basquete na ACM (Associação Cristã de Moços de São Paulo).Alguns anos mais tarde, as regras foram homologadas e, em 1995, foi organizada a primeira competição da modalidade no Rio de Janeiro, denominado “Torneio de Apresentação”.

De lá para cá, o futsal cresceu e evoluiu muito, mas o grande passo para sua internacionalização foi quando a FIFA, em 1989, começou a administrar o esporte em âmbito mundial. Desde então, a entidade já realizou quatro campeonatos mundiais – com o Brasil conquistando as três primeiras edições e a Espanha, a última.

Depois de sua inclusão nos Jogos Sul-Americanos, disputados no Brasil em 2002, o futsal obteve outra grande conquista ao entrar no programa do Rio 2007. O futsal, que teve média diária de público de 6 mil pessoas nos Jogos Sul-Americanos, pleiteia a inclusão no programa olímpico.

Primeiras Aparições: 2007  

 

12. Ginástica

Um dos esportes que mais atrai a atenção do público em Jogos Pan-americanos é a ginástica. Praticada pelo menos desde a Antigüidade, a modalidade ganhou sua forma moderna pelas mãos do professor alemão Friedrick Ludwig Jahn, que formulou regras e aparelhos, e abriu o primeiro campo de ginástica de Berlim, em 1811.

Atualmente, a ginástica tem três modalidades olímpicas: a artística, a rítmica e o trampolim acrobático. Nas três, o objetivo é conseguir a melhor nota nas avaliações dos juízes, que julgam o grau de dificuldade dos movimentos e a execução.

Na ginástica artística, a competição pode ser individual ou por equipes, sendo aberta a homens, que disputam seis provas (salto sobre cavalo, cavalo com alças, argolas, barra fixa, barras paralelas e solo); e mulheres, que disputam quatro provas (salto sobre cavalo, trave, barras paralelas e solo).

Já a ginástica rítmica é exclusivamente feminina, com competições individuais e por equipes, usando cinco aparelhos (fita, corda, maça, bola e arco). Por fim, o trampolim acrobático é uma prova de um aparelho só, o trampolim, disputada por homens e mulheres.

Primeira Aparição: 1951

 

13. Handebol

Embora fosse jogado de forma rudimentar no Norte da Europa desde fins do século XIX, o handebol só ganhou sua Federação Internacional em 1928 e, desde então, cresceu até se tornar um dos mais praticados esportes do planeta.

E não à toa: o handebol é uma modalidade simples de entender e jogar. As partidas, divididas em dois tempos de 30 minutos cada, são disputadas por duas equipes de sete atletas, que agarram, arremessam, passam e quicam a bola com as mãos. Tudo com um objetivo claro: marcar o maior número possível de gols para chegar à vitória.

Primeira Aparição: 1987

 

14. Hipismo

O hipismo é a única modalidade dos Jogos Pan-americanos em que atleta e animal formam um conjunto. E a importância de cada um é de tal forma dividida que o hipismo também é um dos poucos esportes em que homens e mulheres competem uns contra os outros.

A história da modalidade se confunde com a história da própria civilização, quando o homem começou a usar o cavalo como meio de locomoção e passou a adestrá-lo. Mas foi só em 1921 que foi criada a Federação Eqüestre Internacional. A esta altura, o hipismo já era largamente praticado em suas três categorias.

Salto é a categoria mais conhecida e, dependendo da competição, ganha quem percorrer um trajeto determinado no menor tempo possível, derrubar o menor número possível de obstáculos ou somar o maior número de pontos. No adestramento, o vencedor é determinado por uma avaliação de juízes, que julgam as performances nos movimentos obrigatórios e na coreografia livre. Por fim, o concurso completo de equitação (CCE) é uma categoria cuja disputa dura três dias, envolvendo adestramento, prova de fundo (subdividida em quatro etapas) e saltos.

Primeira Aparição: 1951

15. Hóquei sobre Grama

O mais antigo esporte de taco e bola de que se tem notícia, o hóquei é praticado desde aproximadamente 2000 a.C., mas há quem diga que sua origem é mais remota ainda.

Atualmente, o hóquei é jogado até sobre gelo, mas, nos Jogos de Verão, a versão oficial é o hóquei na grama. As partidas, são divididas em dois tempos de 35 minutos e disputadas por dois times de 11 jogadores. O objetivo é marcar o maior número possível de gols.

Primeira Aparição: 1971

 

16. Judô

O estilo de luta que hoje em dia denominamos como Judô foi idealizado no ano de 1882. Um jovem de 23 anos chamado Jigoro Kano fundava o Instituto Kodokan, que veio a se tornar a Meca dos ensinamentos sobre esta arte marcial.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico, e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de amantes desta nobre arte.

O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Palavras ditas por Mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual".

A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. Nas academias, procura-se passar algo mais além da luta, do contato físico. Para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano.

Através de Eisei Maeda, por volta de 1922, o Judô surge no Brasil. O Conde de Koma, como também era conhecido, fez sua primeira apresentação no país em Porto Alegre.

Partiu para as demonstrações pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se depois para o Pará, onde popularizou seus conhecimentos da nobre arte. Outros mestres também faziam exibições e aceitavam desafios em locais públicos. Mas foi um início difícil para um esporte que viria a se tornar tão difundido.

Um fator decisivo na escalada do Judô foi a chegada ao país de grupo de nipônicos em 1938. Tinham como líder o professor Riuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa, com o objetivo de aprimorar a cultura física, moral e espiritual, através do esporte do quimono.

Daí por diante disseminaram-se a cultura e os ensinamentos do Mestre Jigoro Kano e em 18/03/1969 era fundada a Confederação Brasileira de Judô, sendo reconhecida por decreto em 1972. Hoje em dia é ensinado em academias e clubes e reconhecido como um esporte saudável que não está relacionado à violência.

Esporte Olímpico de grande prestígio e muito disputado, tem no Brasil um "celeiro" de bons lutadores, fazendo o país ser reconhecido e admirado internacionalmente, inclusive no Japão. Por ser um esporte de triunfos nacionais, tem "sua marca" associada ao sucesso.

A técnica do judô consiste basicamente em usar a força do oponente para derrubá-lo. Não são permitidos chutes ou socos e as lutas duram cinco (para homens) ou quatro minutos (para mulheres).

Os combates de judô podem ser vencidos de vários modos, dependendo dos golpes realizados ou infrações aplicadas. Mas o meio mais direto de se chegar à vitória é pelo ippon, o golpe perfeito, em que o adversário é levado a cair de costas contra o dojô ou imobilizado por 30 segundos. Se a luta acabar sem que haja o golpe decisivo, o árbitro principal e dois juízes de mesa apontam o ganhador, dependendo de quantos golpes e quantas punições foram dadas a cada atleta.

Primeira Aparição: 1963

                                      

veja também>>>

Modalidades e Regras dos esportes do PAN

 

Envie esta notícia para um amigo

 

PAN PAN PAN PAN!
JOGOS PARAPAN-AMERICANOS
JOGOS PAN-AMERICANOS
JOVENS COMENTARISTAS DO PAN
 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.