Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
esporte_pan07.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Modalidades e Regras dos esportes no PAN - Levantamento de Peso a Taewkondo

Guilherme George Fuoco

17 anos, 3° ano E.M. Colégio Padre Moye
São Paulo - capital

Todos os esportes, primeiras aparições e como são disputados.

17. Levantamento de Peso

18. Lutas

19. Pentatlo Moderno

20. Remo

21. Softbol

22. Taewkondo

 

17. Levantamento de Peso

A prática esportiva do levantamento de peso começou começo no fim do século XIX, especialmente na década de 1890, quando surgiram federações do esporte na França e na Rússia. A modalidade cresceu ao longo dos anos a ponto de incluir a participação de mulheres no fim do século XX. Ao todo, são 15 categorias, baseadas no peso dos atletas.

A disputa é dividida em três provas. No arranco, o atleta tem que colocar o peso em cima da cabeça num único movimento. No arremesso, o atleta faz dois movimentos: primeiro, suspendendo o peso na altura dos ombros para, em seguida, erguê-lo sobre a cabeça.

A soma dos desempenhos nessas duas provas resulta no aproveitamento total, a terceira prova. Cada atleta tem três oportunidades para levantar os halteres. E o objetivo do levantamento de peso é bastante simples: quem levantar mais peso ganha. Em caso de empate, a decisão vai para a balança: quem pesar menos vence. Se a igualdade persistir, ganha quem tiver levantado primeiro o peso vencedor.

Primeira Aparição: 1951

 

18. Lutas

As lutas olímpicas são consideradas algumas das modalidades mais antigas de que se tem notícia. Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga já se disputavam combates de luta no estilo da atual greco-romana. As lutas estão divididas em duas modalidades, divididas por oito categorias cada.

A greco-romana difere da livre por um aspecto simples: na primeira só se pode usar os braços e o tronco, enquanto na segunda, o uso das pernas também é permitido. Nas duas, porém, o objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão e, além disso, golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo são proibidos.

Os combates são disputados em dois rounds de três minutos cada. Caso nenhum dos atletas consiga imobilizar seu oponente, a luta é decidida por pontos, que variam de acordo com os golpes e punições aplicados.

Primeira Aparição: 1951

 

19. Pentatlo Moderno

Napoleão Bonaparte, indiretamente, tem uma participação na criação do pentatlo moderno. Segundo a lenda, em meados do século 18, ele mandou um jovem tenente enviar uma mensagem para um grupo atrás do exército inimigo durante a Guerra Franco-Prussiana.

Para isso, o imperador deu um cavalo, que o soldado nunca tinha visto antes, uma espada e uma arma de fogo ao seu comandado. No meio do caminho, o militar avançava por um caminho cheio de obstáculos quando seu cavalo levou um tiro e morreu. Ao se recompor, o francês acertou o inimigo com um único tiro. Sem o animal, passou a caminhar para chegar ao seu objetivo.

Mas, surgiu outro inimigo empunhando uma espada. Após o confronto, ele venceu matando o adversário. Mais adiante, teve que atravessar a nado um rio. Percebendo que poderiam surgir mais inimigos, ele correu rumo ao ponto final. Chegando lá, contou o que houve, e a história chegou aos ouvidos do barão Pierre de Coubertin anos mais tarde.

Daí foi criado o pentatlo moderno, que acabou substituindo o anterior, que era formado por arremesso de disco e de dardo, corrida, luta livre (no estilo greco-romano) e salto em altura, e que tinha participação ativa dos antigos Jogos da Grécia, como em 708 a.C.

O pentatlo moderno participou pela primeira vez dos atuais Jogos em 1912, em Estocolmo. No Brasil, o esporte chegou através dos militares, já que as cinco modalidades servem como exercício militar.

A força militar dentro do esporte foi tão marcante que até a década de 50 o exército é que ganhava os principais torneios. A história só começou a mudar um pouco a partir de 1952, em Helsinque.

As provas do pentatlo moderno são disputadas ao longo de um dia e, nas quatro primeiras, os atletas somam pontos de acordo com seu desempenho. A partir dessa pontuação, define-se a ordem de largada da corrida de 3.000m: cada atleta larga separadamente, a intervalos que variam de acordo com os pontos somados nos eventos anteriores. O vencedor da corrida ganha a medalha de ouro.

Primeira Aparição: 1951

 

20. Remo

Barcos a remo são usados como meio de transporte desde a Antigüidade Grega, o Império Romano e o Egito Antigo. Como esporte, sua origem mais provável é a Inglaterra vitoriana dos séculos XVII e XVIII. No entanto a popularização só aconteceu no século XIX.

Nesse período, foi exportado da Europa para a América, onde a tradição das regatas entre as universidades britânicas de Oxford e Cambridge também foi adotada, por Yale e Harvard. Competições de remo são mais antigas do que a maioria das de outros esportes olímpicos da Era Moderna. E o conceito se mantém o mesmo até os dias de hoje.

Barcos em que cada remador conta com dois remos (um em cada mão), divididos por raias, competem lado a lado em águas calmas para ver quem é o mais rápido. Atualmente, a distância oficial desse percurso em linha reta para Jogos Olímpicos e Pan-americanos é de 2.000m.

As embarcações – com ou sem timoneiro, ou skiff – podem ter um, dois, quatro ou oito componentes. O timoneiro, integrante que não rema e é responsável por orientar e incentivar os remadores, não entra na conta dos componentes. Tanto para quanto para mulheres, há também as disputas na categoria peso leve.

Primeira Aparição: 1951

 

21. Softbol

O softbol, em poucas palavras, é uma versão soft, leve, do beisebol. A origem do esporte remete a 1887, nos Estados Unidos, quando George Hancock inventou uma forma de se praticar o beisebol em ginásios cobertos.

Logo em seguida, a modalidade saiu ao sol e, na década de 1920, ganhou seu nome atual. Mais difundido entre as mulheres, que são as únicas a participar da disputa nos Jogos Pan-americanos, o softbol tem as mesmas regras básicas do beisebol.

As principais diferenças estão nas dimensões da bola (maior) e do campo (menor), e no tempo de jogo (que cai de nove para sete entradas ou innings).

Além disso, o arremesso no softbol tem de ser feito de baixo para cima. Mas, assim como no beisebol, o objetivo é marcar o maior número possível de pontos para vencer o jogo.

Primeira Aparição: 1979

 

22. Taewkondo

Embora tenha raízes milenares, o taekwondo, forma de arte marcial tradicional na Coréia, só ganhou sua forma moderna em 1955. Foi quando um grupo de mestres coreanos conseguiu unificar as diversas escolas sob a forma do que hoje é conhecido como taekwondo.

A modalidade é dividida em quatro categorias, segundo o peso dos atletas.

Nos combates, os atletas – que usam protetores para a cabeça e para tórax e abdome – somam pontos ao acertarem chutes ou socos. Os chutes podem ser desferidos em qualquer ponto do corpo acima da cintura.

Já os socos só podem atingir o peito do adversário. As lutas são de três rounds de três minutos e um atleta pode ganhar de três modos: nocauteando o oponente; somando o maior número de pontos ou pela desclassificação do adversário.

Primeira Aparição: 1987

         

veja também>>>

Modalidades e Regras dos esportes do PAN

Envie esta notícia para um amigo

PAN PAN PAN PAN!
JOGOS PARAPAN-AMERICANOS
JOGOS PAN-AMERICANOS
JOVENS COMENTARISTAS DO PAN
 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.