Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
esporte_pan08.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Modalidades e Regras dos esportes no PAN - Tênis a Vôlei de praia

Guilherme George Fuoco

17 anos, 3° ano E.M. Colégio Padre Moye
São Paulo - capital

Todos os esportes, primeiras aparições e como são disputados.

23. Tênis

24. Tênis de Mesa

25. Tiro Esportivo

26. Tiro com Arco

27. Triatlo

28. Vela

29. Voleibol

30. Vôlei de Praia

 

23. Tênis

As raquetes, que têm grande influência nas características do tênis na atualidade, nem sequer eram usadas no jogo que originou o esporte como é hoje. Registros esparsos de esportes semelhantes foram encontrados na Antigüidade, porém o mais antigo parente reconhecido na árvore genealógica do tênis é o jeu de paume (“jogo da palma”, em francês).

Era disputado na França do século XI em quadras fechadas, usando as paredes como parte do jogo e a palma da mão para rebater a bola. Três séculos depois, os primeiros esboços de raquete começaram a aparecer e a divisão da quadra por uma corda já era utilizada.

No século XIX, o tênis tomou sua forma básica atual. Um ou dois competidores ficam de cada lado de uma quadra aberta ou coberta, usando raquetes para jogar uma pequena bola para o outro lado da rede. Cada um tem o direito a deixá-la quicar no solo uma vez, tentando evitar que o oponente consiga rebatê-la.

O sistema de contagem em melhor de três ou cinco sets (vencendo um set aquele que ganhar seis games primeiro) e os diferentes tipos de piso (grama, saibro, cimento, sintético, carpete) foram evoluções que aconteceram com o passar dos anos.

Primeira Aparição: 1951

 

24. Tênis de Mesa

De alternativa caseira ao tênis de quadra, usando tampas de caixa de cigarro como raquetes e rolhas amassadas de garrafas de champagne como bolas, passou a um dos esportes mais praticados do mundo, com cerca de 40 milhões de competidores.

A história de mais de um século do tênis de mesa é a trajetória de um passatempo, o popular ping-pong, surgido na Inglaterra no fim do século XIX, que se transformou numa modalidade altamente competitiva.

As regras do esporte – um ou dois atletas de cada lado de uma mesa dividida por uma rede, disputando sets de 11 pontos e rebatendo bolas leves com pequenas raquetes – foram formatadas em 1992. O responsável foi o estudante Ivor Montagu, da universidade britânica de Cambridge.

Primeira Aparição: 1983

25. Tiro Esportivo

O uso de armas de fogo em práticas esportivas começou no século XIX. Os primeiros registros dão conta de competições na Suécia e, rapidamente, o resto da Europa e do mundo aderiu à modalidade.

O tiro atualmente tem quatro categorias: pistola, carabina, tiro ao prato e alvo móvel. Ao todo, são 17 provas. Nas categorias pistola, alvo móvel e carabina, os atiradores tem por objetivo acertar um alvo que está dividido em círculos concêntricos, cada uma valendo uma pontuação diferente. Quem somar mais pontos vence.

Em caso de empate, os últimos dez tiros são o primeiro critério-desempate e assim se segue até que se encontre um vencedor. Nas finais, os casos de empate são decididos com séries extras de tiros.

No tiro ao prato (skeet e fossa) o atleta tem de acertar o alvo de modo a quebrar-lhe um pedaço visível. Cada prato acertado vale um ponto. Quem somar mais pontos ganha. Os casos de empate são decididos em séries extras de tiros.

Primeira Aparição: 1951

 

26. Tiro com Arco

A prática do tiro com arco remete à Pré-História, de quando datam as primeiras utilizações do arco e da flecha como utensílios de caça. É uma modalidade tão antiga que a primeira competição de que se tem notícia foi realizada em 1583, na Inglaterra.

O tiro com arco é disputado em duas categorias, individual e por equipes, na distância de 70m em relação ao alvo, que tem 1,22m de diâmetro e é formado por dez círculos concêntricos.

O círculo mais central, a “mosca”, vale dez pontos; cada círculo seguinte perde um ponto em valor. Para vencer, o competidor tem de somar o maior número possível de pontos. A disputa é eliminatória e, a cada etapa, o atleta dispara 36 flechas – seis séries de seis flechas e quatro minutos cada.

Primeira Aparição: 1979

 

27. Triatlo

O triatlo foi criado na década de 1970 no San Diego Track Club, nos EUA, como uma alternativa aos rigorosos treinos de corrida para manter a forma. Uma prova que reúne natação, ciclismo e atletismo.

Nos Jogos Pan-americanos, o percurso do triatlo é de 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Ganha quem completar a disputa em primeiro lugar. O que era uma alternativa acabou se tornando um verdadeiro desafio para o corpo humano.

Assim, como um desafio, foi também como surgiu depois a prova do ironman, também na década de 70. Um grupo de sócios do Waikiki Swin Club, no Havaí, propôs uma disputa para ver quem era realmente um “ironman” (homem-de-ferro) e criou uma disputa que tem percursos maiores do que o do triatlo olímpico e Pan-americano.

Primeira Aparição: 1995

28. Vela

Navegar é uma das atividades mais antigas da civilização. Mas, por esporte, a vela só começou a ser praticada por volta do século XVII, na Holanda, e foi introduzida em seguida na Inglaterra pelo Rei Charles II.

As competições acontecem em raias delimitadas por bóias e têm dois formatos básicos: a fleet race, em que competem todos contra todos; e a match race, em que dois barcos competem por vez.

Ao todo, são 11 categorias diferentes de disputa, variando de acordo com o tipo de embarcação. Os competidores não podem queimar a largada ou atrapalhar a navegação de um adversário sob pena de punição. O vencedor é quem soma os melhores resultados nas regatas de cada competição.

Primeira Aparição: 1951

 

29. Voleibol

Assim como o basquete, o vôlei é um esporte que tem sua origem bem determinada. Foi em 1895 que o professor William G. Forman criou a modalidade, então conhecida como “minonette”, com regras um pouco diferentes das atuais.

O vôlei é disputado por duas equipes de seis atletas, separadas por uma rede por cima da qual a bola deve passar na disputa dos pontos. Cada jogo é uma melhor de cinco sets.

Os quatro primeiros vão a 25 pontos (a menos que haja empate em 24, quando a disputa é prorrogada até que um time abra vantagem de dois pontos) e o último vai a 15 (valendo a mesmo regra em caso de empate em 14 pontos).

Para conseguir um ponto, uma equipe tem que fazer com que a bola caia no campo adversário, dispondo de um máximo de três toques, além do contato do bloqueio, para consegui-lo.

Atualmente, os atletas podem usar quaisquer partes do corpo para tocar na bola, mas não podem agarrar ou conduzir a bola. Um jogador não pode dar dois toques consecutivos na bola, exceção feita apenas para a ação do bloqueio.

 

30. Vôlei de Praia

Jogar vôlei na praia é algo que acontece desde as décadas de 40 e 50 em países de litoral extenso tais como Estados Unidos e Brasil. Mas somente em 1986 a Federação Internacional de Vôlei reconheceu a modalidade, concedendo-lhe um estatuto e regras próprias e só em 1999 ele passou a integrar o Programa Pan-americano.

A estrutura básica é idêntica à do vôlei de quadra. Porém, em vez de duas equipes de seis, o vôlei de praia nos Jogos Pan-americanos é jogado em duplas. A forma de marcar pontos também é igual à do vôlei de quadra, mas, na praia, as disputas são em melhor de três sets.

Os dois primeiros vão até 21 pontos (em caso de empate em 20, a disputa é prorrogada até que uma dupla abra dois pontos de vantagem) e o último vai a 15 (valendo a mesma regra em caso de empate em 14).

Primeiras Aparições: 1955

       

veja também>>>

Modalidades e Regras dos esportes do PAN

Envie esta notícia para um amigo

 

 

PAN PAN PAN PAN!
JOGOS PARAPAN-AMERICANOS
JOGOS PAN-AMERICANOS
JOVENS COMENTARISTAS DO PAN
 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.