Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
esporte_pan10.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Inclusão de esportes radicais no Pan


Monica Rentroia

33 anos, assessora de imprensa

São Paulo - capital

A idéia de colocar o skate nas Olimpíadas volta à discussão

Atleta: Fábio Castilho.  Crédito: Per Canguru

 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) manifestou o interesse de incluir o skate nas Olimpíadas de 2012, em Londres.

A idéia é que o skate, esporte que vem crescendo cada vez mais no mundo, seja modalidade do ciclismo, já que a sua federação não é reconhecida. As negociações com a União Ciclista Internacional (UCI) já começaram.

 

O diretor da UCI, Olivier Queguiner, declarou: "Estamos adotando o skate por ser um esporte de rodas".  

Tal alternativa foi usada com o BMX, que entrará no programa dos Jogos de Pequim - 2008. O COI quer que os programas dos Jogos sejam mais significativos para o público jovem – diz a porta-voz da entidade, Emmanuelle Moreau, no site da entidade.

 
Extra-oficialmente o COI vem conversando e estudando a possibilidade de incluir o skate nas Olimpíadas desde 2002, devido ao sucesso do snowboard nas Olimpíadas de inverno e a necessidade de rejuvenescer os esportes olímpicos.

 

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, apóia a inclusão de esportes radicais no Pan.

  

Mas o processo de renovação do COI (Comitê Olímpico Internacional) é muito lento e a entidade corre o risco de, quando acordar para a nova realidade, perder espaço para eventos como o X - Games, que seriam a referencia máxima em termos de desempenho.

 

Com um bom formato para a televisão, muitos patrocinadores e espaços para placas publicitárias, o X - Games é um sucesso e derruba o argumento da falta de público nestes esportes para um estádio de grande porte.  

Durante a edição do X - Games, em Los Angeles, o público no Staples Center, famoso estádio do Lakers, chegou a 80 mil pessoas, cenário digno de final de Copa do Mundo, mostrando que os esportes radicais vieram para ficar.

Prós e contras

Por um lado, o skate terá mais visibilidade, será exposto a mídia, terá credibilidade e legitimidade de um "esporte" como os outros. Além disso, várias empresas poderão patrocinar skatistas e investir mais no esporte. Em síntese, os benefícios serão mais econômicos, onde várias marcas e atletas poderão lucrar em cima do skate como um "esporte".

Porém, o skate deve ser uma mera modalidade do ciclismo? Será que o skate tem algo a ver com este esporte?

O Skate é um esporte independente, tem sua mídia, suas marcas, seus produtos seus ídolos como Stacy Peralta, Tony Hawk e os brasileiros Bob Burnquist e Sandro Dias.  Será que a modalidade deve se submeter a outro esporte somente para se tornar "olímpico”?

Caso o skate seja mesmo incluído no programa dos Jogos Olímpicos, o Brasil terá grandes chances de conquistar medalhas. O país tem dez títulos mundiais, sete deles na categoria vertical.   

 

Envie esta notícia para um amigo

 

PAN PAN PAN PAN!
JOGOS PARAPAN-AMERICANOS
JOGOS PAN-AMERICANOS
JOVENS COMENTARISTAS DO PAN
 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.