Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
jovem41.php
menu_semmana
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
A Semana em São Paulo
Pça do Relógio - USP
Parque Ibirapuera
Estação Ciência
Parque da Água Branca
Metrô Tatuapé
Mais eventos
Envie aqui sua notícia
A Semana no Brasil
Site oficial da Semana
Notas e notícias
Envie aqui sua notícia
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 
Roda Jovem: Esporte e Cidadania na FNAC Paulista

Por Cremilda Aguiar

O último Roda Jovem, cujo tema principal foi a ligação do esporte com a cidadania, contou com a participação de figuras importantes no contexto esportivo nacional como: Hélio Alcântara, diretor de esportes da TV Cultura; Odir  Cunha, escritor e jornalista esportivo; Robson de Souza, responsável pela  ONG Surf Especial; Branca Silva, do Instituto Passe de Mágica; além dos estudantes e colaboradores da 7ª edição do Jornal Jovem, Guilherme Fuoco, Rafaela Kreimer e Estela Suganuma.

Branca, ex-jogadora de basquete, iniciou o debate falando sobre o Instituto Passe de Mágica, que já existe há três anos. Quando ela e Magic Paula, sua irmã, pararam de jogar basquete começaram a pensar numa maneira de ajudar o próximo por meio do esporte e, a partir daí, surgiu a idéia para o projeto, que tem parceiros como Tony Canaã e Rubinho Barrichello. Hoje o instituto se divide em quatro núcleos menores e atende cerca de 400 crianças, que, necessariamente, devem estar estudando. “O projeto não visa detectar talentos. Tentamos investir em tudo que possa representar crescimento para o cidadão”, complementou Branca.

Para Odir Cunha, “o esporte tem tudo a ver com cidadania”. Mas o que significa realmente ser cidadão? “Cidadão é aquele que exerce plenamente seus direitos e deveres dentro de uma nação. No Brasil, infelizmente, fala-se muito em cidadania, mas exerce-se pouco”,  definiu. Odir ainda garante que o esporte contribui para a cidadania pelo fato de abrir espaço para que pessoas de classes menos favorecidas se sintam incluídas na sociedade. E concluiu: “Para mim, foi muito mais emocionante ver o Parapan do que os próprios jogos Pan-americanos.”

A discussão sobre a verdadeira importância dos Jogos Pan-americanos foi reforçada por Hélio Alcântara que disse não reconhecer o tão propalado legado que ficaria para a cidade do Rio de Janeiro. “Esse legado não existe. A princípio, o orçamento de R$ 800 milhões seria pago por empresas privadas. Mas o valor final de R$ 3,7 bilhões foi pago com dinheiro público”, acrescentou. Em sua visão, o esporte – que traduz os valores que devem ser carregados para a vida - tem que vir sempre aliado à educação.

Robson de Souza, mais conhecido como Careca, falou sobre o projeto Surf Especial e sobre sua experiência de vida. Há nove anos, Careca sofreu um  acidente automobilístico que o deixou paraplégico. Antes do episódio, era surfista profissional e hoje se considera um surfista especial. A participação de Careca no Roda Jovem contribuiu para mostrar as diversas formas de superação proporcionadas pelo esporte. “Para mim, o esporte é uma ferramenta de inclusão. A limitação só existe na mente”, argumentou.

A estudante Estela Suganuma deixou o seu recado: “No esporte, aprendemos a respeitar o próximo”. Já Rafaela Kreimer falou sobre o trabalho Cidadão na Linha, desenvolvido pela turma do 2º ano do Colégio Bandeirantes, que por meio do Jornal Jovem pôde ser aprimorado e levado ao conhecimento de um público maior. O trabalho aborda as ambigüidades do esporte a partir dos benefícios e dos malefícios (representados por doping e brigas de torcidas). Guilherme Fuoco discorreu sobre a importância da escola na formação do esportista. Por meio de um trabalho sobre os Jogos Pan-americanos, realizado enquanto cursava a 8ª sério do ensino fundamental, Guilherme percebeu que a origem da supremacia americana na competição está justamente no apoio que os atletas recebem das instituições educacionais.

Depois das apresentações individuais, a platéia pôde participar com perguntas e se aproximar dos convidados, demonstrando que a descontração marcou o encontro do início ao fim. O momento mais emocionante ficou por conta da pergunta sobre as medalhas internas das quais os atletas presentes mais se orgulhavam. Robson Careca respondeu sem rodeios: “Minha maior vitória é estar vivo.”                                         

REALIZAÇÃO

   www.jornaljovem.com.br

APOIO
fnac

FNAC Paulista

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo SIEEESP

 

Envie esta notícia para um amigo

 

 

 

 

 

CONFIRA
RODA JOVEM
ACONTECEU
ENTREVISTA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.