Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
semanabr00_02.php
menu_semmanaJornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
A Semana em São Paulo
Pça do Relógio - USP
Parque Ibirapuera
Estação Ciência
Parque da Água Branca
Metrô Tatuapé
Mais eventos
Envie aqui sua notícia
A Semana no Brasil
Site oficial da Semana
Notas e notícias
Envie aqui sua notícia
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi


O último dia 6 de outubro foi de festa no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, devido a comemoração dos 141 anos da instituição. A festa coincidiu com a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e trouxe centenas de visitantes ao Parque, com um sábado de “portas abertas”.

Aniversário – Quem visitou o Parque Zoobotânico no último sábado teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as pesquisas do Museu Goeldi. Pelo Central Ciência, o público podia conferir exposições, painéis e jogos interativos. No painel “se eu fosse a Terra...”, onde o visitante podia fixar mensagens sobre a preservação do meio ambiente, as crianças foram a maioria. No final da manhã, o painel já estava praticamente todo preenchido com mensagens como “é preciso preservar nosso planeta” e “ajudem os animais e as plantas”.

A exposição itinerante “Eu, Terra” também chamou a atenção dos visitantes. Era possível conhecer diversas informações da história do nosso planeta, observar reproduções de fósseis dos primeiros habitantes da Terra, além de um vídeo sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na Exposição, pais e filhos escutavam as explicações dos monitores com igual curiosidade.

Outras instituições vieram comemorar o aniversário do Museu, entre elas a Embrapa Amazônia Oriental. No Espaço Raízes, o visitante podia aprender mais sobre os trabalhos na área de botânica da instituição, como a descoberta de duas espécies de copaíba, vegetal que possui propriedades anti-inflamatórias. Em outro cômodo do Raízes, uma exposição de arte a partir de restos vegetais chamava a atenção, devido a beleza das obras.

Pesquisador Mirim – Outro destaque do aniversário do Museu Goeldi foi à abertura da exposição “Clube do Pesquisador Mirim – 10 anos”, que comemora uma década de existência do Clube. Criado com o objetivo de despertar, entre jovens e crianças, o interesse pela pesquisa, a partir do conhecimento produzido pelo Museu Goeldi sobre a Amazônia, o Clube do Pesquisador Mirim desenvolve diversas atividades lúdico-pedagógicas voltadas para o público infanto-juvenil, de escolas públicas e privadas, que vão desde a elaboração de kits e jogos educativos com temáticas amazônicas até o incentivo à leitura.

Durante as homenagens, a Diretora do Museu Goeldi, Ima Vieira, falou sobre as dificuldades de se manter um projeto de longo prazo, como esse, no país. “É importante que o Clube permaneça pela contribuição que ele dá aos pais e alunos”. Já a pesquisadora Lourdes Furtado, da Coordenação de Ciências Humanas do Goeldi, ressaltou o caráter de inclusão social do Clube. “O programa tem uma função muito especial de lançar boas sementes entre a juventude”.

Segundo o coordenador do Clube, Luiz Videira, mais de três mil crianças já passaram pelo programa, que está se expandindo para outros municípios paraenses. “Há seis anos o Clube também desenvolve atividades em Oriximiná e novas turmas serão abertas em Ananindeua, Parauapebas, Soure e Cachoeira do Arari”, comemora.

A “Exposição Clube do Pesquisador Mirim - 10 anos” ficará na Biblioteca Clara Galvão até março de 2008. O horário de visitação é de terça a sexta, de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas, e nos sábados, domingos e feriados, de 9 às 15 horas. A entrada é franca.

Envie esta notícia para um amigo

 

A SEMANA NO BRASIL

Museu Goeldi, Belém do Pará

Enviado pelo Museu Goeldi

A Semana de C&T em Alagoas

Enviado pela Prof. Dra. Lenilda Austrilino

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.