Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
semanasp03_pq_agua_branca_batepapo.php
menu_semmanaJornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
A Semana em São Paulo
Pça do Relógio - USP
Parque Ibirapuera
Estação Ciência
Parque da Água Branca
Metrô Tatuapé
Mais eventos
Envie aqui sua notícia
A Semana no Brasil
Site oficial da Semana
Notas e notícias
Envie aqui sua notícia
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Bate-papo no parque


O Parque Estadual Fernando da Costa, também conhecido como Parque da Água Branca, foi um dos locais destinados a atividades referentes à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Foto: Bel Bechara

No sábado (06/10), o Centro de Referências de Educação Ambiental, localizado no parque, serviu de espaço para um bate-papo entre os freqüentadores e a professora Sandra Regina Cárcamo, especialista em Ética.

O assunto inicial da conversa foi a diferenciação entre os espaços público e privado e a relação de ambos com o meio-ambiente. Sandra Regina definiu o espaço público como “o ambiente que a cidade oferece para a convivência e para o diálogo”. Segundo Sandra, a cidade de São Paulo possui 31 parques municipais e 12 estaduais.

O Parque da Água Branca é voltado para pesquisas agropecuárias, mas também recebe visitantes com outros interesses. A freqüência é grande nos finais de semana e se amplia quando são realizadas as famosas feiras de produtos orgânicos, que atraem agricultores de todas as regiões do estado.

 Alguns estudantes de Biologia da UNINOVE – Centro Universitário Nove de Julho - que estavam fazendo pesquisas foram convidados a participar do bate-papo e se disseram habituados a desenvolver trabalhos de cunho acadêmico no parque.

O Parque da Água Branca começou a ser formado em 1905 com o intuito de ativar o desenvolvimento das atividades agrícolas de São Paulo, que, naquela época, ainda eram incipientes. A sua fundação se efetivou em 1929, com o nome de Parque Estadual Fernando da Costa, em homenagem ao então Secretário de Agricultura da cidade.

Hoje o parque tem uma área de 12.022,27m² que se divide em diversas partes, dentre as quais: Arena de Eventos, Bambuzal, Coreto, Espaço de Leitura, Espaço Zootécnico, Viveiro de Mudas e Plantas, Pombal e Museu Geológico Waldemar Lefevre.

As várias atividades realizadas no local possibilitam uma diversidade maior de freqüentadores, que costumam ser fiéis. A administradora hospitalar Diná Quintanilha comenta: “Sou assídua aqui. Venho sempre fazer ginástica direcionada para a terceira idade. E adoro o lugar”.

por Cremilda Aguiar 

 

Envie esta notícia para um amigo   

 

     

 

PARQUE DA ÁGUA BRANCA

Vídeo

Bel Bechara e Sandro Serpa

Bate-papo no Parque

Cremilda Aguiar

EXPOSIÇÃO

Painéis

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.