Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
semanasp03_pq_agua_branca_escravos.php
menu_semmanaJornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
A Semana em São Paulo
Pça do Relógio - USP
Parque Ibirapuera
Estação Ciência
Parque da Água Branca
Metrô Tatuapé
Mais eventos
Envie aqui sua notícia
A Semana no Brasil
Site oficial da Semana
Notas e notícias
Envie aqui sua notícia
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Zumbi - Batuque do Quilombo


Foto: Bel Bechara

Parque da Água Branca: Conscientização, História e Cultura

O Parque da Água Branca, também foi palco das atividades da 4º Semana da Ciência e Tecnologia em São Paulo. Além de bate papos de conscientização do uso ético do meio ambiente, quem compareceu ao parque pôde ver a exposição de Zumbi, que conta um pouco da história dos negros escravos que lutaram pela sua sobrevivência.

O regime de escravidão em nosso país foi criado e mantido pelo capitalismo comercial durante o movimento de expansão colonial.O Brasil transforma-se num território de negros e mestiços, que perdem sua origem e são tratados como objetos, sem nome, bens, família e dignidade.

Painel: Escravos rurais. Foto: Bel Bechara

O tráfico de escravos, a exploração de pessoas que necessitavam de trabalho sendo utilizados como 'máquinas', durou longos anos e o Brasil foi a última nação do mundo a abolir a escravidão, que durou da segunda metade do século XVI ao ano de 1850, data da abolição definitiva do tráfico negreiro, o número de cativos africanos importados é avaliado em 3,6 milhões de homens.

Painel: Escravos domésticos. Foto: Bel Bechara

Sabe-se que o Rio Grande do Sul, foi o último estado do país a receber escravos para trabalhar nos engenhos e canaviais. Não da África, como era de costume, mas desta vez do Nordeste e Sudeste do país.

As condições em que os negros africanos eram transportados nos navios eram desumanas. Amontoados uns sobre os outros nos porões, sem alimentação, em condições precárias de higiene, facilitando a proliferação de doenças. Mas, pior que a viagem da África até o Brasil, eram as condições de trabalho que estes seres humanos eram obrigados, quando chegavam às grandes fazendas dos exploradores. Trabalhavam sem parar ou passavam fome, sofriam castigos como as chibatadas e ainda eram acorrentados para evitar as fugas.

Painel: Escravos mineradores. Foto: Bel Bechara

Batuque do Quilombo

Formaram-se comunidades de descendentes dos negros africanos, que cultivam o que havia de melhor de seus irmãos negros, a Cultura.

Quilombos Contemporâneos

Hoje em dia encontram-se comunidades negras rurais em todo o país, núcleos de resistência a escravatura, chamados quilombos contemporâneos, habitados por descendentes de escravos africanos que vivem do cultivo da terra. Algumas dessas comunidades se formaram a partir de antigos quilombos, entre outras, terras compradas por escravos alforriados ou utilizando doações feitas por ex senhores.

Festas Quilombolas

Na festa havia ritual religioso, preparo de comidas, muito som nos tambores e corpos dançantes. Seus habitantes vivem um processo dinâmico de criação e recriação de sua identidade étnica em torno da cultura da festa.

Reza do mês de Maria

O coração de Nossa Senhora acontece todo o mês de Maio com jovens e crianças. Na noite do dia 02, celebra-se a Santa Cruz, festa de origem portuguesa, introduzida no Brasil pelos missionários nos tempos da colônia. No final da reza, sobem o morro do cruzeiro.

A exposição Zumbi esteve no Parque da Água Branca até 14/10.

Exposição: Zumbi – Batuque no Quilombo

Curadoria e pesquisa etnográfica: Glória Moura

Realização: Estação Ciência

Coordenação. Ernst W. Hambúrguer

Universidade de São Paulo

por Edivânia Silva

 

Envie esta notícia para um amigo

 

PARQUE DA ÁGUA BRANCA

Vídeo

Bel Bechara e Sandro Serpa

Bate-papo no Parque

Cremilda Aguiar

EXPOSIÇÃO

Painéis

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.