Setembro de 2008 - Nº 11     ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cordel
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Bullying
Open section
Interchange
Contact us
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
 

Essas divas tão avassaladoras

Susan Togashi

19 anos, 5º semestre de jornalismo na faculdade FIAM

São Paulo - SP


Montagem de fotos de divulgação. Enviada por Susan Togashi

Rita Cadilac, famosa chacrete, possui um título mais nobre do que apenas o de assistente de palco. Ela carrega a faixa de Musa dos Presidiários, e só conseguiu tal façanha por fazer shows históricos em prisões. Em entrevista recente à Revista Ocas, Rita diz que não se envergonha disso. “Tenho orgulho de ser a madrinha dos presidiários, e os e respeito como seres humanos”, afirma.

 

Mas a ex-chacrete não é a única que leva a fama de ser musa. Sula Miranda se tornou a Rainha dos Caminhoneiros por causa das músicas românticas que cantava sobre esposas cheias de saudades de seus caminhoneiros. Interrompeu a carreira porque se tornou evangélica e agora fala de um outro tipo de amor em suas letras: o amor a Deus. Sua irmã, Gretchen, é a Musa do Rebolado. Madonna lançará seu mais novo CD, “Hard Candy”, que promete consolidar os 25 anos de carreira da Musa do Pop. Rita Lee gritava aos quatro cantos do mundo para as meninas “lançarem os seus perfumes”. Todo mundo adorou e consolidou a ruiva como a Musa do Rock brasileiro. Ivete Sangalo tem agenda de shows lotada até o final de 2009, e o carnaval da Bahia não é nada sem ela.

 

Elas são lindas, magras, cantam, dançam e sorriem. Mas, muito mais do que apenas celebridades, as musas do mundo da fama são feitas de doses de carisma e simpatia, oferecendo como maior dos presentes aos seus fãs sua própria presença. Negar um autógrafo é erro fatal para as candidatas, e ter sempre as respostas mais espirituosas para as perguntas mais íntimas conta muitos pontos para alcançar o status.

 

Valéria Valente, de 24 anos, afirma, porém, que as divas muitas vezes são resultado de grandes produções publicitárias e marketeiras. “Já assisti a um show da Ivete Sangalo e ela realmente tem uma presença de palco muito forte, mas acredito que as superproduções dos shows e táticas de marketing ajudam a alavancar sua popularidade”.

 

Nascidas do carisma e da simpatia, elas são só sorrisos. A maratona de fotos e autógrafos não deixa de ser estressante, e, por isso, nem todas suportam o título. Britney Spears, que era a candidata a tirar de Madonna o título de Musa do Pop, viu sua história marcada pela perseguição dos fotógrafos, uso de drogas e um final infeliz de sua carreira como mãe.

 

Apesar disso, as musas estarão sempre colorindo as páginas de revistas e jornais, para alegria de seus admiradores. Confeccionadas uma a uma, satisfazem a todas as classes. Isso, provavelmente, é o que roqueiros, pagodeiros, forrozeiros e fãs de diferentes estilos musicais têm em comum: todos possuem suas musas inspiradoras.

  

Envie esta notícia para um amigo

 

 

Texto livre:

Você escolhe o assunto sobre o qual quer escrever. Depois é só enviar pra gente e aguardar nosso contato. Se quiser, envie também foto e/ou ilustração.

Veja as dicas na seção Aqui você é o repóter.

Clique aqui
para enviar seu texto para esta seção. Aguarde nosso contato.
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.