Junho de 2011 - Nº 21   ISSN 1982-7733  
en_theme03.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Fale conosco/ newsletter
 Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
Biologia
Biomedicina
Veterinária
Enfermagem
Engenharia de Alimentos
Eng. de Biossistemas
Engenharia de Materiais
Engenharia Química
Física
Dicas para o Vestibular
Textos enviados
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Desenho
Poesia
Crônica
Exceção
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Escola
Como participar

Escola Participante

 Colégio Êxito

La musica di Zucchero Fornaciari

Diego Trambaioli
35 anos, Licenciado em Ciências Políticas

Torino - Itália

 

 

Em Italiano>>>

Segue a tradução do texto do Diego>>>

 

Adelmo Fornaciari nasceu em Roncocesi (Reggio Emilia) em 25/09/1955. Sua primeira paixão foi o futebol: passava horas chutando uma bola e conseguia entrar no time dos jovens da Reggiana como goleiro.Na escola recebe o sobrenome “Zucchero e Marmellata” (Açúcar e Geléia) pelo seu professor e com isso se torna conhecido no mundo como um artista invador e completo.
Junto ao futebol desenvolve seu talento artístico e com 16 anos forma o grupo musical “Le nuove luci” com jovens músicos como ele começando a atuar em bares locais.

Frequenta o Instituto Técnico Industrial em Carrara e se matricula na Universidade de Veterinária sem acabar os estudos; a música é a grande paixão dele. Participa da tournée com os Sugar & Daniel (Daniel é o cantor do grupo e Zucchero toca guitarra e sax) até 1978 quando decide formar os Sugar & Candies, escrevendo também os textos das canções.

Em 1982 participa pela pimeira vez do Festival de Sanremo na categoria "Jovens Cantores" cativando o interesse do público que começa a apreciar o talento e a capacidade de fazer música do jovem Zucchero. Ele sabe manejar vários generos musicais comorhythm and blues, rock, pop italiano e  soul.

Zucchero è o primeiro artista italiano a aparecer na “The faber companion to 20th century popular music" a maior enciclopédia da música moderna do século vinte; estabelece muitas parcerias com grandes artistas internacionais como Paul Young, Luciano Pavarotti, Laura Pausini, Jovanotti, Eric Clapton, Joe Cocker, Sheryl Crow, Miles Davis, Peter Gabriel, Johnny Halliday, B.B. King, Manà, Queen e outros mais.

Na Bélgica recebe um prêmio no evento organizado pela “IFPI Platinum Europe Awards" que homenageia os artistas que na Europa venderam mais de um milhão de discos. Segundo o site de Polo Jones, Zucchero vendeu 31 mihões de discos; mas não aparecem Zu & RJB (1985), Bluesugar(1998), Zu & Co (2004), Fly (2006), All the best (2007) e nenhum vive. Até hoje Zucchero editou 16 álbuns. “Oro, Incenso & Birra" do ano 1989 é o álbum mais vendido na história da canção italiana.

Em 2004 confirmando sua dimensão internacional participa da “BBC a beautiful day” manifestação organizada pela BBC para comemorar a entrada de dez novos países na comunidade européia. Em Bruxellas participa do grande concerto para os 50 anos da Unidade Européia.

Zucchero, sempre ligado em eventos sociais, recebe o convite de Bono do grupo U2 para participar do "Net-aid" um concerto beneficente que tem lugar em Londres (Wembley Stadium), em Geneve (Palais des Nations) e no New Jersey (Giants Stadium); Zucchero canta a cançao "Il volo" e acompanha com guitarra Bono na canção "One" ; com outros convidados e segue "New day"; esse show foi trasmitido pela internet e a renda foi destinado para as crianças carentes dos lugares mais pobres do mundo. Na "Mostra de Cinema de Veneza" canta junto à Gerard Depardieu "Un piccolo aiuto" que na França é publicado como singolo: a renda doi destinada para a fundação pela pesquisa e prevençao  da AIDS.

Não falta na vida do artista reconhecimento oficial: em 2006 é nomeado  Commendatore da Republica italiana e no mesmo ano recebe o Telegatto de platino da revista Sorrisi e Canzoni pela divulgaçao da música italiana no estrangeiro.
Em 2007 na Arena de Verona faz três concertos em três noites e pela primeira vez na história se torna o artista que consegue lotar a Arena durante três dias seguidos. Depois da tourné pelo mundo em 2008 perticipara no dia 19 fevereiro de 2009 do Festival di Sanremo como convidado para cantar com os Sorapis e a filha Irene Fornaciari, que concorre com a canção “Spiove il sole”.

Vídeo

Occhi

http://br.youtube.com/watch?v=BPDfJzCXGMk

 

Occhi – Zucchero

 

Poi, ho visto gli occhi tuoi
Rotolando verso casa
Chiamare i miei
Che bella sei
Che belle fai
Le belle sera
Sai, ho visto gli occhi tuoi
Quando scende
La bellezza
In fondo al cuore
Come vorrei……
Come sei bella
Flying away
Tu scendi da una stella
Flying away
Cosi' talmente bella
Flying away……
Poi, ho visto gli occhi suoi
Come grano in mano al vento
Son ciliegie del mio pianto
Cosi' tanto io ti sento
Sai, ho visto te con lui
Quando scende
La tristezza
In fondo al cuore
Come vorrei…
Come sei bella
Flying away
Tu scendi da una stella
Flying away
Cosi' talmente bella
Flying away…..
Dov'e'
Che il vento
Ti porta via
Dov'e'
Che il cielo
Tramonta
Quando scende
La tristezza
E invade gli occhi
Come vorrei……
Come sei bella
Flying away
Tu scendi da una stella
Flying away
Cosi' talmente bella
Flying away……
Cosi' talmente bella
Flying away…….
E te ne vai
Te ne vai
Te ne vai….via….via…..via….

Foto:

http://www.musicroom.it/img/zucchero_sugar_fornaciari.jpg

Send this page to a friend

 

   

THE THEME: MUSICIANS OF THE 50th

Fairuz and Rahbani Brothers

Carla Fleyhan

Líbano

Zucchero - part I

Diego Trambaioli

Italy

Zucchero - part II

Diego Trambaioli

Italy

Menu International
 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.