topo.php
Dezembro de 2018 - Nº 22    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Carta ao leitor-Eleições
Fale conosco
Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
Especial Artes
Arte - Brasil séc. XX
Galeria virtual
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Poesia
Crônica
Participe da enquete
International
Presentation
Open section
Contact us
Acompanhe
Livros e CDs
Escola
Como participar
 
 

O Jornal Jovem é uma publicação online com textos elaborados por jovens interessados em participar desse projeto cultural. Aqui você poderá expressar suas idéias e reflexões em relação a vários assuntos da vida cotidiana. Você pode falar do que gosta e também mostrar sua participação na sociedade.

Vai funcionar assim:

01. Tema da Hora

A cada edição lançamos um tema como assunto central. Você poderá escrever um texto sobre o assunto e enviar para o jornal. É o Tema da Hora.

02. Como participar?

• Via Escola: através da sua escola, que deverá estar inscrita e enviará o material produzido por seus alunos;
• Participação Direta : para jovens de escolas não-inscritas e para universitários: elabore seu texto sobre o tema e envie para o Jornal Jovem através do e-mail: temadahora@jornaljovem.com.br. Havendo espaço e disponibilidade seu texto será publicado.

03. Categorias para as matérias do Tema da Hora:

• Reportagem - Você pode utilizar recursos como entrevista e/ou pesquisa. Caso utilize dados de pesquisa ou alguma citação identifique a fonte. Que tal bolar um título para a sua matéria?

• Crônica, conto, poesia - Se você gosta de escrever nesse estilo literário, veja o tema do mês, crie e mande pra gente. Aqui a palavra bonita e bem colocada será cantada em prosa e verso.

• Campanha educativa - Aqui você pode criar uma campanha educativa sobre o tema da hora. Um alerta, um slogan, um texto publicitário, uma proposta a ser encaminhada, um apelo, etc. Vale colocar ilustração, foto ou animação.

04. Seção Livre

Além do Tema da Hora você pode encontrar no menu vários outros assuntos dentro da Seção Livre. É só enviar sua matéria, diretamente para o Jornal Jovem, através do e-mail da seção que você escolheu. Assim que recebermos seu material, entraremos em contato com você.

05. Regras:

• Envie sua reportagem com seus dados pessoais: nome completo, idade, cidade, estado e o seu e-mail.

• Caso utilize texto, imagem ou foto extraídos de outra fonte, não esqueça de colocar a origem da fonte ou o link referente a ela.

•Todo material enviado é de responsabilidade do remetente.

•Que tal uma atenção especial na gramática e ortografia? Capriche! Se precisar, peça ajuda na revisão do seu texto. Não deixe de enviar sua matéria por receio de que ela não esteja bem escrita ou que contenha erros gramaticais. Isto tem solução!!!

• Os quesitos criatividade e originalidade são os mais importantes. Sugerimos que você dê um título original para a sua reportagem.

O mais importante de tudo é que a sua voz seja ouvida.

06. Aguarde as premiações para as reportagens mais votadas. Participe da enquete!

07. Dicas Técnicas:

• Se possível, envie imagens e fotos em JPEG ou GIF, sem ultrapassar o tamanho de 320x240 ou 240x320 pixels e com peso máximo de 150 KB.

• Sugerimos que seu texto não ultrapasse 3 laudas (4200 toques = caracteres com espaço). Para saber o tamanho do seu texto clique em Ferramentas no Word e escolha a opção 'Contar palavras'.

08. A cada edição teremos um convidado especial que responderá às perguntas que você nos enviar sobre o tema em questão.

09. Fique ligado e confira também as reportagens sobre cinema, teatro, shows, exposições etc.

Aqui você é o repórter. Não tenha receio. Escreva para o Jornal Jovem!

 Copyright © 2005-2017 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.