Agosto de 2009 - Nº 15   ISSN 1982-7733  
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Honduras e as classes sociais
Criticam-me dizendo que falar de classes sociais para analisar o golpe em Honduras é um cliché fora de moda. 
Sim, é um cliché fora de morda. E uma realidade actual, também. A pós-modernidade empreendeu uma longa campanha cultural e ideológica no último terço do século XX para revogar conceitos binários e dicotómicos como opressor/oprimido, rico/pobre, branco/negro, homem/mulher, etc. Ao eliminar o primeiro par desaparecia de forma automática qualquer ideia de imperialismo, de colonialismo e de machismo. Assim, toda realidade era uma ilha que pouco tinha a ver com o resto, diferente do que afirmavam os antiquados estruturalistas. O pobre não tinha nada a ver nem a reclamar do rico nem vice-versa; uma colónia não era o resultado da existência do colonizador nem a "mulher feminina" era o resultado do homem masculino. O mesmo quanto aos países, as culturas, as histórias. Ilhas, átomos, universos independentes, sociedades autistas. Livres como um pássaro (que está condenado a voar e a emigrar). Também neste sentido, o pós-modernismo foi anti-humanista. 
Mas as classes sociais ainda existem. Existiram desde há alguns milénios e a sua lógica funcionou com muita clareza até nas sociedades de gorilas e chimpanzés. Para os conservadores, esta observação seria um argumento a favor das classes sociais. "Assim é desde que o mundo é mundo", é o lema reaccionário. Para os humanistas progressistas é um argumento contra, já que muito de nós defendem a teoria da Evolução. Como problematizámos em muitos outros ensaios, o progressivo incremento das liberdades individuais desde o fim da Idade Média não foi em detrimento da igualdade e sim a seu favor. E vice-versa. 
Na América Latina a classe dominante costumava ser um pequeno grupo de brancos, educados, actores principais na política, no governo e nos negócios. A maioria da população estava resignada a seguir os passos da sua classe social. Se algum mudava de classe, esta excepção era publicitada mas abolia a regra. 
Com sorte, o sistema de classes sociais é muito menos rígido que o de castas na Índia. Hoje em dia é menos forte e nisso consiste o desenvolvimento. Mas existe, sobretudo em países como Honduras onde quase todos os meios importantes de informação e de formação de opinião pertencem a umas poucas famílias, a reduzidos e quase impenetráveis círculos de influência. E esses meios praticaram desde sempre uma campanha a favor de um anacrónico sistema de classes sociais. Seu mais recente papel foi no golpe de Estado. Não porque Zelaya fosse um exemplo de político democrático e sim porque pôs em risco o controle político da sua própria classe. A esse monopólio chamaram, estrategicamente, liberdade de imprensa, liberdade de expressão. Com sorte, um camponês hondurenho é livre para gritar na praça da aldeia para ser ouvido por cem pessoas. Não é suficiente? Então, segundo esta ideologia hegemónica, o inculto é um maldito revoltoso que quer eliminar a liberdade de expressão, romper a ordem democrática e sequestrar as crianças para doutriná-las. 
Até bem dentro do século XX os índios na América Latina recebiam terríveis sovas por desobedecerem aos seus patrões. Mas agradeciam. O sistema de "índios pongo" obrigava-os moralmente a trabalhar gratuitamente. Os índios levavam os rebanhos de uma estância à outra sem a tentação de roubar de vez em quando uma ovelha. Razão pela qual em países como a Bolívia e o Peru o desenvolvimento ferroviário foi raquítico, em comparação com outros países da região. Como prémio, o discurso dominante descrevia-os como corruptos, atrasados e imorais. Porque eram pobres e seus prazeres eram tão baratos quanto a aguardente. Quando um exército patriótico e faminto passava pela sua miserável choça, violava impunemente a sua mulher e roubava as suas poucas ovelhas. Quanto menos auto-estima, melhor. Também os escravos africanos açoitavam outros escravos de escala inferior para sustentar o sistema de privilégios. Os açoitados agradeciam porque as sovas, como exorcismo moral, ajudavam-nos a não ser "maus negros" que esqueciam a sua condição natural de animais inferiores. 
Quer dizer que a opressão de um grupo por outro (uma classe sobre outra, uma raça sobre outra, um género, um sexo sobre outro, um grupo financeiro sobre outro, etc) só é possível por essa colonização moral, por essa moral do oprimido. E para isso havia que possuir a maioria dos meios de imprensa "mais prestigiosos e influentes". 
A estrutura social de Honduras hoje é quase a mesma de há décadas. 
Não é difícil identificar a sua classe dominante, com certa educação, a mínima necessária para ser a dos senhores neo-feudais da "república". São reconhecidos pelos seus nomes, pelos seus métodos, por sua propriedades ostentosas, por seus velhos e conhecidos discursos que – como na época de Franco na Espanha, de Pinochet no Chile, de Bush e tantos outros nos Estados Unidos – apelam ao patriotismo, à tradição, à religião e à liberdade para justificar o seu poder político, ideológico e financeiro. 
Por outro lado, Honduras, um dos países mais pobres do continente, é composto por uma vasta e maioritária classe de camponeses, operários e pequenos comerciantes que nunca acedeu a uma educação secundária e menos ainda a uma universidade. Não para que sejamos todos doutores e sim para que qualquer operário seja um produtor capacitado, intelectualmente criativo e com gozo de tempo livre para construir-se como ser humano. 
Se tudo isto não é opressão de classe, chame-se como se quiser. Mas esta realidade continuará a estar aí ainda que seja maquilhada e seja travestida. 
Claro, todos devemos tornar-nos responsáveis pelo nosso destino. Em grande medida somo. Não merece o mesmo alguém que se senta à espera de que caia um fruto sobre a sua boca e aquele outro que trabalha todo o dia para que o milagre se produza. Mas ninguém tem uma liberdade absoluta e uns são mais livres (socialmente) que outros. Olhemos em nosso redor e perguntemo-nos se todos somos igualmente livres. 
O poder existe. Existe o poder muscular, o poder económico, o poder político, etc. Quando um grupo qualquer impõe seus interesses sobre outros quando pode obter mais benefícios imediatos do que recorrendo à colaboração, a isso chamo ter o poder. Esse poder possui, além de força muscular, uma voz sedutora, quando não intimidatória, fácil de produzir ecos em todos os rincões. As mentiras do poder não são eternas, mas podem sobreviver gerações ou o necessário para confirmar que a justiça que tarda não chega. 
Nossa visão humanista entende que a longo prazo a colaboração é mais benéfica para o desenvolvimento e o progresso (perdão pela má palavra) de todos. Mas os conservadores não estão interessados em esperar tanto. Eles vêem tudo como um arquipélago de ilhas rodeadas de muralhas, uma das quais é a eleita de Deus, sob a pax romana, a paz dos cemitérios ou combatendo-se umas às outras ao mesmo tempo que acusam os progressistas de alimentar o ódio de classes. Se não se falar disso, isso não existe. 
É o antigo recurso de arrancar os olhos a um pássaro enjaulado para que cante mais e melhor. 
Enviado em 27/07 por Jorge Majfud, ensaista uruguaio, professor da Lincoln University, Pennsylvania - EUA

Juventude
A esperança do Rio de Janeiro e do Brasil renegada a último plano pelas autoridades públicas. Os jovens, os adolescentes e as crianças estão órfãos de políticas públicas que atendam as suas necessidades básicas para o seu pleno desenvolvimento sadio e saudável.
O poder público puro e simplesmente abandonou por completo os jovens, os adolescentes e as crianças que diariamente, seja nas favelas, periferias ou até mesmo nos condomínios são presas fáceis para  os diversos esgotos da sociedade como as drogas, a exploração sexual infanto-juvenil, a pedofilia, a criminalidade e tantas outras mazelas que atingem  milhares de pessoas na faixa etária dos 07 anos de idade até os 18 anos.
O que esperar de um país como o Brasil, um estado do Rio de Janeiro e cidades como a do Rio de Janeiro que não olham para as suas crianças, não dão carinho para os seus adolescentes e oportunidades para os seus jovens.
A FESN e a Uzina Eco Arte nos últimos 10 anos vem cobrando das autoridades públicas investimentos na Educação, Saúde, Cultura, Esportes Saúde e Trabalho. É preciso que as autoridades públicas (governos federal, estadual e municipal) criem mecanismos institucionais como Secretarias Estaduais e Municipais de Juventude, Adolescência e da Criança para atenderem as demandas desses importantes segmentos da sociedade que precisam de atenção especial dos governantes e legisladores. Não adianta as autoridades públicas construírem mais presídios, delegacias, contratarem mais policiais, investirem em tecnologias de segurança se não melhorarem a qualidade da educação pública, o atendimento da saúde pública e investirem mais na cultura e promoção da cidadania e cultura de paz.
Um outro Brasil é possível! Só depende de nós!
Enviado em 26/07 por Marcio Luiz, Vice Presidente da Associação Sócio Cultural Uzina Eco Arte e Wander Freitas, Presidente da FESN (Federação dos Estudantes). Rio de Janeiro -RJ

Parabéns 

     O Jornal Jovem, além de promover a cultura, abre as portas para novos talentos, oferecendo oportunidades e reconhecimento aos jovens que procuram entrar para o mundo jornalístico. Obrigada pela oportunidade.

Enviado em 19/05 por Maiara do Carmo Albuquerque, 15 anos. Campina do Monte Alegre - SP

Doenças transmitidas por tratamentos de beleza

     É um problema de saúde publica, onde pouquíssimo é feito para alertar a população sobre prevenções que devem ser tomadas. Milhões de pessoas são atingidas, bastaria alertá-las para que os riscos fossem conhecidos e minimizados. Doenças micóticas, bacterianas e viróticas, como paróniquias, pé de atleta, erisipela, verrugas, granuloma piogênico, hepatites, herpes e outras, são transmitidas, com muita freqüência, por instrumentos compartilhados. Para que isto ocorra, basta um agente transmissor escapar a uma esterilização que não foi efetuada corretamente. O vírus da hepatite sobrevive por anos. Estas contaminações são comuns à atividade rotineira de manicures, pedicuras, podólogos, na colocação de piercings e outras. Até hepatites podem ser transmitidas por aparelhos de barbear, instrumentos, agulhas, escovas de dente e tintas de tatuagens, compartilhadas. Em menor escala, também ocorrem na extração de acne, em acupunturas e eletrólise capilares, quando a esterilização falha. Em manicures e pedicuras os riscos de contaminações são altos. Pois, pouquíssimos são os instrumentos de uso compartilhado que são esterilizados corretamente, como também o uso de instrumentos estritamente pessoais ou descartáveis são pouco utilizados. Tais alternativas, freqüentemente, são caras para a maioria dos usuários e profissionais. Quando o trato com as unhas é uma simples pintura ou é apenas um corte afastado do leito ungueal, as contaminações são raras. Porém, com o uso dos instrumentos compartilhados - para lixar, cortar unhas rentes ao leito ungueal, ou fazer polimentos, cortar, levantar e empurrar cutículas e pele, ou para o tratamento de unhas doentes e encravadas - as pessoas correm sérios riscos.  Nestes casos, os usuários devem optar por instrumentos livres de restos de micro-particulas de linfa e sangue de terceiros.  Pois estas microscópicas partículas podem facilmente passar as infecções através de micro-lacerações na pele. Milhares de pessoas, diariamente, se infectam junto à estes procedimentos, das infecções mais comuns, e de menor gravidade, até as hepatites B, C, D, e G.   Nestes últimos casos, quando o vírus é contraído, os anticorpos aparecem no sangue cerca de  4 meses após a contaminação e a doença após 18 anos.  É, portanto, difícil o diagnóstico da ocorrência.  Admite-se, entretanto, que, no Mundo, uma em cada 12 pessoas já encontra-se contaminada; seriam pois, mais de 500 milhões de indivíduos abrigando o vírus, e a maioria ignorando o fato. Na região Amazônica, África, Ásia, em bairros de varias cidades do primeiro mundo e até entre os veteranos das forças armadas dos Estados Unidos da América, os índices de portadores destes vírus são alarmantes. 
Enviado
em 17/05 por Hans Müller, inventor e Dr. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade, dermatologista e médico do Trabalho. São Paulo-SP

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