Junho de 2011 - Nº 21   ISSN 1982-7733  
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Fale conosco/ newsletter
 Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
Biologia
Biomedicina
Veterinária
Enfermagem
Engenharia de Alimentos
Eng. de Biossistemas
Engenharia de Materiais
Engenharia Química
Física
Dicas para o Vestibular
Textos enviados
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Desenho
Poesia
Crônica
Exceção
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Escola
Como participar

Escola Participante

 Colégio Êxito

Coraline - Grafic Novel

Editora: Rocco


Primeiro livro de Neil Gaiman escrito especialmente para o público juvenil, Coraline é também uma de suas obras mais importantes. Escrito para a filha Holly, à época com cinco anos, este conto de fadas às avessas não só se tornou um clássico da literatura juvenil contemporânea, como ganhou as telas de cinema de todo o mundo pelas mãos do prestigiado diretor Henry Selick, de O estranho mundo de Jack, e também uma versão em graphic novel assinada pelo premiado quadrinista P. Craig Russel, que chega agora ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores em caprichada edição.

Primeira HQ do catálogo da Rocco, Coraline – Graphic Novel apresenta a sombria trama da menina que todos insistem em chamar de “Caroline” com tintas mais juvenis. Na adaptação de Russel, a protagonista ganhou um ar mais teen, mas sua história continua tão assustadora e fascinante quanto na versão original.

Tudo começa com a mudança de Coraline para uma antiga casa que tem por vizinhos velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam a curiosidade e o instinto de exploração da menina. Numa tarde chuvosa, Coraline consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do velho casarão. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais.

Surpreendentemente, o mundo atrás da porta é mágico e sedutor. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado, além de “pais” muito atenciosos e uma comida maravilhosa. Porém, Coraline percebe aos poucos que aquele mundo é tão mortal quanto encantador, e que terá de usar toda a sua inteligência se quiser sair de lá.

Ultrapassando convenções, Neil Gaiman mostra que é possível escrever histórias de fantasia para crianças e jovens que vão além dos estereótipos que habitam esse universo. Em Coraline – Graphic Novel, a narrativa ao mesmo tempo sutil e cruel de Gaiman é transposta com maestria para o formato HQ através do traço marcante de Craig Russel, quadrinista consagrado e parceiro de longa data do escritor. Um presente para os fãs de Gaiman, de Coraline e para os aficionados por histórias em quadrinhos em geral.

 

 

Envie esta notícia para um amigo

   

DICAS DE LIVROS

Coraline - Grafic Novel
Neil Gaiman

Editora Rocco

A Queda
Guillermo del Tora e Chuck Hogan

Editora Rocco

Ficadas & Ficantes
Angélica Lopes

Editora Rocco

Clarice na cabeceira: crônicas
Clarice Lispector

Editora Rocco

Imara Reis: Van Filosofia
Thiago Sogayar Bechara

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

Coleção Aplauso - Série Perfil

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.