Junho de 2011 - Nº 21   ISSN 1982-7733  
livros08.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Fale conosco/ newsletter
 Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
Biologia
Biomedicina
Veterinária
Enfermagem
Engenharia de Alimentos
Eng. de Biossistemas
Engenharia de Materiais
Engenharia Química
Física
Dicas para o Vestibular
Textos enviados
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Desenho
Poesia
Crônica
Exceção
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Escola
Como participar

Escola Participante

 Colégio Êxito

Imara Reis: Van Filosofia

Autor: Thiago Sogayar Bechara

Editora: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – Coleção Aplauso – Série Perfil


 

Ela já atuou em novelas de destaque como “Mandala” (1988, Rede Globo), e “Chiquititas” (1999, SBT). Foi musa de filmes como “A flor do desejo”, de Guilherme de Almeida Prado e “O grande mentecapto”, de Oswaldo Caldeira. Interpretou ao lado de nomes como Antônio Fagundes, Raul Cortez, Grande Otelo. Subiu aos palcos em espetáculos como “Lampião no inferno” e “Lição de anatomia”. Só não estreou a histórica montagem de “Calabar”, de Chico Buarque e Ruy Guerra, porque o musical foi repentinamente censurado. E não sentiu vergonha nenhuma em passar o chapéu em pleno Festival de Gramado, na década de 1980: o objetivo era comprar uma passagem para a Alemanha, onde divulgaria o filme “Romance” de Sérgio Bianchi, na Mostra de Cinema de Munique, em que era a protagonista.

Histórias e relatos como esses podem ser encontrados no livro “Imara Reis: Van Filosofia”, que compõe agora a prestigiada Coleção Aplauso, coordenada pelo crítico Rubens Ewald Filho. A publicação narra a trajetória pessoal e artística da grande atriz e diretora brasileira e faz as vezes de um documento, capaz de fornecer referências fundamentais na arte de compor personagens. Escrito pelo jornalista e poeta Thiago Sogayar Bechara, o livro, recheado de belas imagens, sairá pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Além dos prefácios do cineasta Guilherme de Almeida Prado e da pesquisadora teatral Maria Thereza Vargas, a obra apresenta depoimentos exclusivos de nomes como Elba Ramalho, Ignácio de Loyola Brandão, Tania Alves, Beatriz Segall, Tonico Pereira, Maria Adelaide Amaral, Lauro Escorel, Antônio Abujamra e muitos outros. Com isso “Imara Reis: Van Filosofia” faz justiça a uma atriz cuja trajetória se confunde com momentos históricos do cinema e do teatro brasileiros, mas que nem sempre é devidamente reconhecida pela mídia e, consequentemente, pelo público – dentro outras razões, por seu caráter mimético. O rosto de Imara se transforma radicalmente diante de simples alterações, o que levou o ator José Lewgoy a chama-la de Imaras: “Ah, vocês também fazem esse espetáculo?”. Imara não tem cartas na manga. Cada trabalho é único e inaugural. Este grau zero de escritura faz com que ela se descubra a cada desafio e traga para suas cenas o frescor de quem improvisa.

“Ela é uma artista incrível”, confessa o autor do livro, Thiago Bechara. “Possui uma sensibilidade ímpar, vinda de uma formação de teatro de grupo, o que enriqueceu decisivamente seu olhar sobre o ofício e sobre a própria vida. Ela é questionadora, autêntica e, sobretudo, engraçadíssima. O livro conseguiu ser um raio-X desse estado de espírito, o que nos importa verdadeiramente”.

 

Envie esta notícia para um amigo

   

DICAS DE LIVROS

Coraline - Grafic Novel
Neil Gaiman

Editora Rocco

A Queda
Guillermo del Tora e Chuck Hogan

Editora Rocco

Ficadas & Ficantes
Angélica Lopes

Editora Rocco

Clarice na cabeceira: crônicas
Clarice Lispector

Editora Rocco

Imara Reis: Van Filosofia
Thiago Sogayar Bechara

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

Coleção Aplauso - Série Perfil

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.