Setembro de 2008 - Nº 11     ISSN 1982-7733
jovem19.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cordel
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Bullying
Open section
Interchange
Contact us
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
 

Estação Ciência - Programação setembro

Confira a programação da Estação Ciência. Horário de funcionamento: de terça a sexta das 8h às 18h e nos finais de semana e feriados das 9h às 18h.

 

Notícias da Estação

Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos

Se você gosta da Estação Ciência, certamente vai adorar também o projeto Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos. Trata-se de um museu itinerante, montado em um enorme caminhão e que leva exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas, vídeos científicos, contadores de histórias e palestras para várias cidades do Brasil. Os equipamentos e experimentos interativos abordam diversos temas ligados à promoção da saúde, ao meio ambiente, ao fenômeno da vida e à preservação do patrimônio histórico-científico. A iniciativa é do Museu da VidaCasa de Oswaldo CruzFIOCRUZ e tem o patrocínio da sanofi-aventis. A boa notícia é que este museu itinerante está pela primeira vez em São Paulo, e pode ser visitado na Estação Ciência até o dia 21 de setembro! Corra, pois vale mesmo a pena!

Vias do Coração

Outra grande novidade que a Estação Ciência apresenta em setembro é a mostra Vias do Coração, uma realização do Museu da Vida e da sanofi-aventis. Trata-se do mais novo módulo do projeto Ciência Móvel, e que após a inauguração e exposição em São Paulo passa a integrar o acervo itinerante. Na exposição, é possível aprender sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. São painéis, terminais multimídia, vídeos 3D, microscópios e testes interativos. Não perca: Vias do Coração estará na Estação Ciência até o dia 28 de setembro.

Colisões: uma maneira chocante de aprender física de partículas

Intrigado? Este é o tema do próximo evento do ciclo Física para Todos, realizado mensalmente pelo Instituto de Física da USP em parceria com a Estação Ciência. O encontro é gratuito e ocorre no dia 4 de outubro, sábado, às 15h. Neste dia, o prof. Dr. Fernando Silveira Navarra irá, entre outros tópicos, descrever os principais resultados obtidos nos últimos trinta anos sobre a estrutura dos núcleos e dos prótons e discutir a formação de novos estados da matéria a partir dessas colisões, que podem reproduzir o estado em que se encontrava nosso Universo nos primeiros instantes da sua existência. Para conhecer o calendário completo do ciclo e também acessar a página para efetuar sua inscrição é muito fácil: basta acessar o site www.if.usp.br/cultext/ce_fisica_todos2008.shtml.

Outubro: Dia das Crianças e Aniversário da Lapa

Como já vem ocorrendo tradicionalmente nos últimos anos, a Estação Ciência estará aberta gratuitamente para todos no dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças e também ao aniversário do bairro da Lapa. Este ano, além da entrada grátis na Estação, o público poderá ainda participar de uma programação especial envolvendo todo o bairro e que está sendo organizada pela Subprefeitura da Lapa. Em breve, mais informações. Fique ligado!]

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Não deixe de participar das atividades que vão acontecer este ano durante a Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, que vai de 20 a 26 de outubro em todo o país, numa organização do Ministério de Ciência e Tecnologia. Em São Paulo, com a coordenação da Estação Ciência, já estão confirmadas atividades integradas, como a exposição Água Brasilis no Metrô Tatuapé (de 20 a 24 de outubro) e também um grande evento na marquise do Parque do Ibirapuera (25 e 26 de outubro), com exposições e apresentações de diversas entidades. Já a Praça do Relógio da USP abriga uma mostra com atividades de suas unidades coordenadas pelo Museu de Ciências. Além disso, várias instituições na capital, no interior e no litoral também estão abrigando uma gama de diferentes ações, que podem ser consultadas no site http://semanact.mct.gov.br.

Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. www.eciencia.usp.br - info@eciencia.usp.br

Local: Rua Guaicurus, 1394, Lapa. Fone: (11) 3673-7022

Horário de funcionamento: terças a sextas-feiras, das 8 às 18 h; sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 h
Obs: fechamento do portão para ingresso - às 17h30 horas

Agendamento
Para escolas e grupos com mais de 15 pessoas. Telefones: (11) 3672-5364 e (11) 3675-6889.

CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.