Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Angenor

Artista: Cida Moreira

Gravadora: Lua Music

Cida canta Angenor

Oitavo disco da carreira da cantora em comemoração ao centenário de Cartola

Cida Moreira não é uma cantora das massas. Nunca quis ser unânime. E, seguindo a coerência que alia bom gosto e sensibilidade, mantém por trinta anos a carreira que estreou em 1977 com a peça A Farsa da Noiva Bombardeada , de Alcides Nogueira.

Desde então, a preocupação maior é a de imprimir em seus espetáculos, como atriz e como cantora, a marca de uma personalidade autêntica, sem concessões. Após dedicar-se a grandes pesquisas em trabalhos memoráveis como Cida Moreyra interpreta Bertolt Brecht ou Cida canta Chico Buarque, a diva underground entrou em estúdio no ano passado para homenagear a tempo um dos maiores compositores da MPB.

Angenor é o nome do disco; simples e belo como a obra de Cartola, cujo nome de batismo era Angenor de Oliveira (1908 – 1980). Assim Cida o quis. Mergulhou no universo do compositor, resgatando clássicos como O Mundo é um Moinho (1976), mas sem se poupar de pérolas menos aparentes, como a toada Feriado na Roça (1979) - que conta com a brilhante participação de Osvaldinho do Acordeon, costurando as violas de Omar Campos, não menos competente.

Sofisticado por sua síntese e pela leitura ímpar da obra de Cartola, Angenor chega às lojas com um futuro promissor. Da ginga cadenciada das faixas Alvorada (1974), em que canta também Júlia Porto (filha de Cida), Silêncio de um Cipreste (1979), com Marcelo Fonseca e Sala de Recepção (1976), até o sensível infortúnio amoroso de Autonomia (1977) e Acontece (1975), toda a delicadeza do universo do compositor é respeitada sem que Cida Moreira se ausente de sua verve cênica.

O disco, lançado pela Lua Music , tem 16 faixas dentre as quais não figura a já desgastada – porém não menos bela e relevante – As Rosas não Falam . Um disco que não deve constar apenas nas prateleiras dos fãs de Cartola ou de Cida Moreira, mas certamente na de qualquer um que tenha pela boa música, um apreço especial.

Thiago Sogayar Bechara

Envie esta notícia para um amigo

 

DICAS DE LIVROS

Política e Cidadania
Luciano Pereira dos Santos e Lucrecia Anchieschi

DICAS DE FILMES

Meninas Malvadas
Mark S. Walters
Nunca fui beijada
Raja Gosnell

DICAS DE CDs

Angenor
Cida Moreira
Have a litlle faith
The BellRays
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.