Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp02_sabao
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Oficina de sabão


Como parte das atividades do evento “USP na Semana”, coordenado pelo Museu de Ciências da USP, também foi oferecida uma oficina que ensina a produzir sabão em pedra a partir de gordura/óleo de cozinha, realizada no terceiro dia de evento pelo “USP Recicla”. O óleo foi separado na cozinha do refeitório da USP, o qual misturado com soda cáustica, água e glicerina, formou uma pasta, que depois de solidificar vira a famosa pedra de sabão que conhecemos. Não vale usar óleo de fritura de peixe, porque nem com todo esse processo o cheiro sairá do óleo.

 

A iniciativa ajuda a salvar e preservar nossa reserva de água, já que apenas 1 litro de óleo caseiro pode contaminar até um milhão de litros d’água. É muita água mesmo, que graças à ciência, hoje pode ser preservada. Para a estudante do ensino médio Aline da Silva, de 17 anos, a idéia surpreendeu. “Não esperava que o evento “USP na Semana C&T” fosse tão legal. A gente pensa que é uma coisa chata, mas chegando aqui percebi que a ciência é muito legal”, afirma.

Com as discussões sobre o futuro da água no planeta Terra, é muito importante ficar esperto para não destruir o que resta de nossas reservas naturais, sobretudo a qualidade da água. Com estudo e pesquisa, bom manejo e sustentabilidade, é possível manter a diversidade de fauna e flora que dependem da água, inclusive o futuro do próprio homem. Não vale desistir! Apesar do evento da USP nesta semana ter terminado, nada impede que você separe o óleo de cozinha em sua casa em frascos de plástico ou vidro, e já é até possível encontrar associações e ongs que recebem doações de óleo de cozinha justamente para fabricar sabão.

 

A “USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” já deu o aviso da importância do recurso, com atividades voltadas para a conscientização das pessoas. Se você gostou da idéia, informe-se, busque formas de contribuir e faça sua parte!

Susan Togashi

Veja o vídeo >>>

 

Envie esta notícia para um amigo

OFICINAS

Semana C&T

USP

Vídeo- Oficinas

Confira!

Como fazer sabão?

USP Recicla

Oficina de pipamodelismo

Ken Yamazatto, 1º engenheiro de pipas

Oficina de origami

Aliança cultural Brasil-Japão

Harmonia com a natureza em arranjos florais

Associação de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.