Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Jornal Jovem acompanha a semana "EU na USP Jr."


Eu na USP Jr é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária com coordenação geral do Museu de Ciências e participação das Unidades e dos Órgãos da USP. O projeto levou 150 jovens do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares, para conhecer dez unidades da USP de São Paulo. A semana do EU na USP Jr. foi realizada entre os dias 27 a 31 de julho. Confira os vídeos, fotos e textos sobre o evento!

 

Fotos: Nivaldo Saraiva

Levar jovens de diferentes cidades de São Paulo para conhecer o universo cultural e científico da Universidade de São Paulo. Esse foi o objetivo do programa EU na USP Jr., que abriu 150 vagas para que jovens pudessem conhecer o campus da USP em São Paulo. Durante uma semana, grupos de jovens visitavam as instalações da USP, aprendiam sobre os cursos, conversavam com profissionais da área e percebiam que a Universidade de São Paulo é uma instituição cheia de atividades fascinantes e que está ao alcance de todas as pessoas, um projeto ousado e nobre, organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, com coordenação do Museu de Ciências e participação das Unidades e Órgãos da USP. 

Você já se imaginou visitando e conhecendo a Cidade Universitária e outros campus da USP? O Jornal Jovem acompanhou toda a semana do EU na USP, realizada de 27 a 31 de julho, e olha que só em São Paulo, 10 diferentes instituições da USP participaram, agitando a semana de muitos jovens. A grande missão do projeto era colocar a universidade no imaginário dos jovens, despertando a curiosidade para atividades ainda desconhecidas para eles. O positivo envolvimento dos docentes, já acostumados ao cotidiano dos universitários, com um público mais jovem, de ensino fundamental, também foi destaque devido a novas situações propostas, propiciando o desenvolvimento de novas vivências e aprimoramento profissional dos professores, coordenadores e monitores.  

Entre uma atividade e outra os jovens, que foram divididos em grupos participantes de dois módulos de diferentes atividades, também puderam abrir os horizontes para novas amizades e experiências novas. Os grupos eram formados aleatoriamente para estimular a interação entre eles e, no final do projeto, era comum ver pequenos grupos de amigos conversando animadamente durante a hora do lanche, também fornecido pelo programa. Visitas ao casarão histórico, localizado no Bixiga, Casa de Dona Yayá, ao Museu de Oceanografia, ao Parque de Ciência e Tecnologia e ao Teatro da USP são apenas exemplos da variedade de atividades propostas para os jovens em São Paulo.  

A saída dos grupos acontecia todo dia às 7h30 da emblemática Praça do Relógio, na Cidade Universitária. Muitos familiares faziam longos percursos todos os dias para ir e voltar do campus, mostrando o esforço e interesse dos pais e jovens participantes. Sempre acompanhados e orientados pelos monitores selecionados pela USP, os jovens levavam consigo o kit oferecido pela universidade: uma caneca de plástico (que evitava o consumo de copos plásticos), um bloco de notas para a anotação das atividades, estojo, caneta, cartilha sobre a gripe suína, colete de identificação e uma bolsa ecológica, que levava todos esses objetos. 

Os planos para o futuro são de ampliar cada vez mais o projeto, e estendendo a oportunidade para jovens do ensino médio com o objetivo de ajudá-los na escolha profissional. Acesse os diferentes cadernos do Jornal Jovem desta edição e saiba como foi o evento, fique atento aos depoimentos dos jovens participantes e não perca a edição do projeto EU na USP do próximo ano! 

 

Envie esta notícia para um amigo

EU NA USP JR.

SÃO PAULO

Vídeo I

Estação Ciência, Parque Cientec, Casa de Dona Yayá, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Anatomia Humana

Vídeo II

Instituto Oceanográfico, Museu de Zoologia, Instituto de Geociências, Instituto de Física, TUSP -Teatro da USP

POR DENTRO DA USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.