Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Veja aqui como participar

O Jornal Jovem é um site voltado para jovens dos últimos anos do ensino fundamental, ensino médio e universitário, convidados a partilhar deste projeto cultural. Aqui, os jovens participam do jornal expressando suas idéias e reflexões em relação a várias questões da vida cotidiana. A participação da sua escola, apresentando o jornal para seus alun
os ou participando ativamente, é de grande importância, pois o nosso objetivo é estimular a inserção do jovem na vida cultural, social e política do nosso país.

A participação é aberta a todos os jovens. A escola ou universidade em que o jovem estuda são sempre citadas na apresentação de cada texto. Portanto a participação da escola pode ser:

Informal: quando o aluno toma conhecimento do Jornal Jovem através da escola ou quando já o conhece e envia seu texto diretamente para o site.

Através de inscrição prévia gratuita: As escolas inscritas participam ativamente de uma das edições do jornal - veja a explicação abaixo. As escolas que participarem do projeto enviando mais de 3 textos dos seus alunos terão seus dados informativos publicados no jornal durante a edição de sua participação. Temos como referência os dados do Guia Escolas. Além disso, o Jornal Jovem também incluirá uma nota complementar para que sua escola possa divulgar um projeto que esteja realizando.

A cada edição lançamos o Tema da Hora. Para participar de uma das edições sua escola deve inscrever-se clicando no botão abaixo. Entraremos em contato com a escola para definir qual o tema e a edição de participação. Pronto! Agora é só encaminhar a proposta aos alunos que farão uma redação livre sobre o tema.

Faça aqui sua inscrição e participe do Jornal Jovem!

Envie os seguintes dados: Nome da escola, endereço, cidade, estado, e-mail, telefone e o nome de uma pessoa para contato. Nós lhe enviaremos mensagem de confirmação de sua inscrição. Aguarde. Caso não receba, envie um e-mail para o Fale Conosco.

Veja os detalhes

Nossa sugestão: inserir a proposta de participação no Jornal Jovem no Projeto Pedagógico da escola, nas cadeiras de Português (através do estudo de Gêneros Literários, por exemplo) e Informática.

O aluno poderá fazer sua redação de acordo com o seu interesse pessoal, através de reportagem, entrevista, narrativa, conto, crônica, poesia ou campanha educativa.

Pedimos que escolham e nos enviem, no máximo, cinco textos referentes ao Tema da Hora. Entretanto, para a coluna Seção Livre, outros textos e/ou ilustrações podem ser enviados. Vale também foto dos alunos e/ou ilustração para o material enviado. Havendo espaço e disponibilidade todos os textos serão publicados. Todas as colaborações dentro da Seção Livre participam da enquete e poderão ser premiadas.

Regras

· Os trabalhos deverão ser apresentados dentro do prazo que o jornal informar à escola. Todo material deve conter nome completo do aluno, idade e série.
· Qualquer complemento em forma de texto, imagem, ilustração ou foto extraído de outras fontes deve conter o nome da fonte e/ou o nome do autor. É importante que a escola zele por isso.
· Os textos já devem ter sido revisados no que se refere à ortografia e aos aspectos gramaticais.
· Os quesitos criatividade e originalidade são os mais importantes. Sugerimos que o/a professor(a) solicite ao aluno um título original para a matéria escrita.
· Não se esqueça que o tema muda a cada edição.

DICAS PARA O PROFESSOR

De início, sugerimos que os alunos visitem o site (www.jornaljovem.com.br) para conhecerem a proposta do jornal e já pensarem nas idéias que gostariam de expor sobre o Tema da Hora. Dessa forma o trabalho do professor fica facilitado. Existe também a possibilidade de o aluno escrever a respeito de qualquer um dos itens da Seção Livre. Assim, mais alunos poderão ter seus textos publicados.

Para o Tema da Hora o aluno escolhe uma das seguintes categorias:

Reportagem. O aluno poderá utilizar recursos como, entrevista, pesquisa, citação, para fazer sua reportagem. O professor deve solicitar ao aluno que dê um título para a sua reportagem ou redação a partir do tema proposto.

Poesia, crônica ou conto. Essas são outras modalidades possíveis para falar sobre o Tema da Hora. Não esqueça de pedir um título para o texto.

Campanha educativa. Aqui, o aluno poderá criar material na forma de uma campanha educativa. Um alerta, um slogan, um texto publicitário, uma proposta a ser encaminhada, um apelo etc. Desenho, foto, ilustração e/ou animação podem acompanhar os trabalhos.

O trabalho pode ser realizado dentro da sala de aula, colocando o tema na lousa para que os alunos discorram livremente sobre ele; ou, como lição de casa, caso não consiga alterar sua programação de aula, ou se achar mais conveniente para o desenvolvimento do trabalho.

Professor, este trabalho deve ser um momento de reflexão livre. Não se preocupe em direcionar o desenvolvimento da redação. Os quesitos criatividade e originalidade são os mais importantes.

Os trabalhos devem estar corrigidos apenas na gramática e na ortografia.

Os trabalhos devem ser digitados e enviados clicando no botão abaixo.

Dicas Técnicas:

• Se possível, enviar imagens e fotos em JPEG ou GIF, sem ultrapassar o tamanho de 320x240 ou 240x320 pixels e com peso máximo de 150 KB.

• Sugerimos que o texto não ultrapasse 3 laudas (4200 toques = caracteres com espaço).

Envio dos trabalhos

Os alunos devem colocar seus dados pessoais: Nome completo, idade, cidade, estado, e-mail. Nós lhe enviaremos mensagem confirmando recebimento do material. Aguarde. Caso não receba, envie um e-mail para o Fale Conosco.

Para as edições seguintes seus alunos podem também enviar textos ou ilustrações diretamente para os e-mails das várias seções do Jornal Jovem. Aqui professor, seu papel será unicamente estimulá-los a escrever e enviar. Nós sabemos, e você também sabe, que muitos jovens possuem rico material e o quanto é importante compartilhar suas criações.

O Jornal Jovem agradece sua importante colaboração!
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.