Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Cursos ligados à saúde no campus de Ribeirão Preto


Campus de Ribeirão Preto

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP) existe desde 1951, mas nem todo mundo da cidade conhece o campus. Durante a semana do projeto EU na USP, adolescentes da região e de diferentes escolas puderam realizar essa atividade.

Neste campus estão sediados os cursos de Enfermagem, Odontologia e Farmácia, além de abrigar dois museus: o Museu Histórico da Faculdade de Medicina de Ribeirão e o Museu e Laboratório de Ensino de Ciência FMRP. Cada uma dessas unidades desenvolveu uma atividade diferente para a semana.

Por exemplo, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto abordou o cuidado com a saúde por meio de um programa que os levou a conhecer a unidade e a profissão do enfermeiro, ressaltando as temáticas relacionadas ao sexo seguro, prevenção de DST/AIDS e prevenção do uso de drogas com o objetivo de apresentar a profissão a jovens do ensino fundamental.

 

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto questionou os seguintes pontos: como preservar a saúde da boca e dos dentes, as porta de entrada do organismo? Os jovens conheceram a faculdade e a profissão de cirurgião-dentista, aprendendo sobre a cárie dental, os problemas da gengiva e como cuidar dos dentes.

 

O Museu de Medicina e o Laboratório de Ensino de Ciência destacaram uma das mais conceituadas profissões – o médico – e ainda aprofundaram o conhecimento dos jovens pela questão polêmica das células-tronco.

 

Ufa! Quantas atividades! Para muitos jovens que nunca puderam conhecer os cursos ligados à saúde, a atividade ficou marcada para sempre!

 

Jovens aprendem sobre obesidade e sedentarismo em Ribeirão Preto 

Alimentação saudável foi um dos temas mais abordados durante a semana do programa EU na USP Jr. realizada em Ribeirão Preto. A discussão sobre alimentação saudável na hora do almoço, no lanche e durante as atividades, destacou também os problemas da obesidade e sedentarismo - principalmente entre os jovens. 

O Jornal Jovem conversou com a coordenadora do evento para saber detalhes do que foi reservado aos adolescentes durante a semana EU na USP Jr. 

JJ- Que recursos o campus da USP disponibilizou para os jovens?

Maria Regina Torqueti - Como todos os outros campus da USP, disponibilizamos aos jovens um kit alimentação e transporte coletivo do centro da cidade até o campus Universitário.

JJ - Qual a importância do projeto Eu na USP para os jovens da região?
Maria Regina - É muito importante o trabalho de conscientização que realizamos com os participantes. O programa desenvolvido pelos monitores junto a escolares da rede pública do município de Ribeirão Preto e alguns circunvizinhos teve como base um projeto do PURAME (Programa de Educação da População para o Uso Racional de Medicamentos) da FCFRP-USP, previamente elaborado, implementado e desenvolvido desde 1997 junto a escolares de 1ª a 8ª séries, além do ensino médio. O programa conta com atividades variadas que atendem necessidades e expectativas desta vasta faixa escolar, considerando também aspectos sócio-econômicos – desde jovens integrantes do Movimento dos Sem Terra até a classe média alta. O projeto do PURAME abrange tópicos de auto cuidado, ambiente, promoção da saúde e cidadania, prevenção de doenças e práticas terapêuticas medicamentosas e não medicamentosas.

JJ - Como foi a receptividade dos jovens ao projeto?
Maria Regina - Foi muito valiosa para os jovens em virtude dos aspectos abordados. Decidimos ressaltar a questão da alimentação saudável e práticas de exercício físico visando uma boa saúde, enfatizando os problemas do sobrepeso, obesidade e o sedentarismo aliado ao consumo excessivo de calorias. Todos gostaram muito do conteúdo.

JJ -Quais foram as principais atividades desenvolvidas em sua localidade?
Maria Regina - Optamos por definir um cardápio saudável e uma série de atividades físicas de aprimoramento de convívio social e de colaboração mútua. O almoço foi oferecido aos participantes no restaurante da Universidade, enquanto os lanches foram adquiridos em pacote para todas as unidades do Campus. Oferecemos na hora do lanche opções de frutas, sucos naturais, iogurtes e em caso de atividade física prévia, uma bola de sorvete.

 

Envie esta notícia para um amigo

EU NA USP JR

INTERIOR

CAMPUS PARTICIPANTES

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.