Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Projeto Clicar: É brincando que se vira gente grande!


Estação Ciência

Você já ouviu falar do Projeto Clicar? Pois é, se o nome já desperta curiosidade, imagine o que te espera. O Projeto Clicar é uma ação realizada pela Estação Ciência/USP e a organização não-governamental Centro de Estudos e Pesquisa da Criança e do Adolescente (CEPECA) que desde 1995 interage com jovens da comunidade ao redor da Estação, localizada no bairro da Lapa, em São Paulo. Mas se a Estação Ciência é aberta ao público, por que o Projeto Clicar? 

O objetivo é realizar um trabalho de construção de si próprio e da relação com o outro de crianças que se enquadram no grupo de risco ou situação de vulnerabilidade social. Ou seja, a proposta é oferecer atividades educativas, como o acesso livre à Internet, teatro, oficinas de reciclagem e sessões semanais de cinema a crianças que não frequentam a escola ou que ainda não se inserem em nenhum papel na sociedade. E tem muita gente participando! No ano de 2008, 1077 jovens participaram das atividades propostas pelo Clicar. Vinte bolsas são oferecidas para aqueles que frequentam ativamente o projeto, que realiza oficinas de teatro, idas a museus, cinemas e outras atividades culturais, além de receberem R$50 de bolsa-auxílio, alimentação e transporte. 

Com essa iniciativa e outras ideias desenvolvidas pelo Clicar, jovens que antes tinham empregos informais, que não frequentavam a escola e que não tinham contato algum com o mundo cultural tiveram a oportunidade de entender e se posicionar no sistema que é a vida em sociedade e o mundo do trabalho. Tudo isso realizando atividades divertidas que misturam brincadeiras e educação. 

Na concepção do projeto também foi colocado em pauta o trabalho da auto-estima das crianças, da relação familiar, tolerância e sociabilidade. As portas são abertas não só para os participantes, mas também para pais, que recebem atendimento, orientação e auxílio, inclusive em casos de crianças desaparecidas. Pesquisa detalhada mostra que a maioria dos jovens não mora nas ruas, mas há uma parcela de jovens que vivem em abrigos ou alternam entre casa/abrigo/rua, por isso os membros do projeto Clicar também são capacitados para fazer o encaminhamento de participantes para abrigos, hospitais e serviços de apoio a usuários de drogas e álcool. 

O trabalho na Estação Ciência é tão completo que o pessoal ainda alimenta um blog educativo que conta as atividades realizadas pelo pessoal do Projeto Clicar e outras ações realizadas no local de uma maneira descontraída e cheia de fotos. Você também pode seguir a Estação Ciência no Twitter. Nesse blog, até dicas para evitar contrair o vírus da gripe suína você encontra. Pegue o link e acesse! http://www.eciencia.usp.br/blog/

 

Envie esta notícia para um amigo

 

 

POR DENTRO DA USP

SÃO PAULO

PROJETOS

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelas unidades participantes do EU na USP Jr.

Projeto Clicar

Estação Ciência

Vivarte! Um projeto de incentivo às artes

MAC - Museu de Arte Contemporânea

Física na Internet?

Instituto de Física

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.