Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
exposicao12.php
exposicoes.col03.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
FEBRACE 2008
Febrace - Painel geral
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Engenharia
Ciências Exatas/da Terra
Ciências Humanas
Ciências da Saúde
C. Sociais Aplicadas
II Mostra Mercosul
Seção Livre
Palavra aberta
Poesia
Crônica
Cinema
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

Instituto Tomie Ohtake apresenta A Cultura do Cartaz

 

São 150 cartazes representativos da produção nacional, sem restrições de autores ou temas, provenientes de várias coleções: Centro Cultural São Paulo, Museu da Imagem e do Som,  Fundação Bienal de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea - USP, Museu de Arte Moderna, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP e Departamento do Patrimônio Histórico - Secretaria Municipal de Cultura. Cartaz brasileiro será tema também de mesa redonda e workshop. Até 8 de junho de 2008.

Oz Design, A Trama do Gosto, 1987- offset. Coleção Paulo Moretto. Foto: Divulgação.

O inesgotável campo de experimentação que o cartaz possibilita ao designer gráfico pode ser conferido nesta mostra que reúne peças brasileiras dos últimos 50 anos. Organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Paulo Moretto, a exposição, que começou pelo Rio de Janeiro (Centro Cultural Correios), chega a São Paulo ampliada.

  Eliane Stephan, Declaração dos Direitos do Homem- 04/1989 offset Acervo do Departamento do Patrimônio Histórico.Secretaria de Cultura do Município de São Paulo. Foto:Divulgação

 

Para chegar nesta apurada seleção, o curador analisou mais de sete mil peças no segmento de cartazes culturais, compondo, portanto, um panorama significativo da cartazística brasileira das últimas cinco décadas do século XX. “Tornou-se claro que as áreas culturais que mais demandam a produção de cartazes são o cinema, o teatro, as artes plásticas, a música e, mais timidamente, o circo e a política”, explica Moretto. Segundo o curador, os cartazes criados para o cinema e o teatro apresentam interpretações menos literais do conteúdo propagandeado, enquanto que, para as artes plásticas, tende-se a reproduzir imagens de obras de arte pertencentes à exposição anunciada.

 

A arquitetura e o design, além das artes plásticas, são áreas também focadas pelo Instituto Tomie Ohtake, um dos raros espaços que se dedicam a todos estes segmentos das artes visuais. Especificamente das artes gráficas, já realizou diversas exposições, como as dos cartazes poloneses, suíços e japoneses, as individuais de José da Costa Aguiar, de Cássio Loredano e Leo Martins (caricaturas) e do lendário Yusaku Kamekura. Com esta de cartazes brasileiros busca demonstrar quais os caminhos percorridos da nossa linguagem que demonstram qualidade ou avanços na área. “Talvez ainda seja difícil especificar um estilo brasileiro de cartaz, mas é possível identificar um sotaque, que se expressa, como em muita coisa que acontece neste país periférico, por influências diversas, quase uma parafernália de proposições”, explica Ricardo Ohtake, diretor do Instituto e designer gráfico.

 

Workshop: Cartazes: cultura e design

Professor: Paulo Moretto

Duração: 2 dias

Período: 09/05 a 10/05

Horário: sexta, das 19h às 22h , sábado, das 10h às 17h (uma hora de almoço)

Vagas: 20

Valor: R$ 150,00

Informações pelo telefone: 11. 2245 1937

 

Mesa Redonda: O Cartaz Brasileiro

Data: 08 de maio, às 19h

Participantes: Paulo Moretto, Chico Homem de Mello, Felipe Taborda e

Ricardo Ohtake (mediador)

 

Exposição:  A Cultura do Cartaz

Abertura: 28 de abril (convidados), às 20h

Até 8 de junho de 2008, de terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés)- Pinheiros/ SP

Fone: 11.2245-1900

 

Envie esta notícia para um amigo

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.